< Volver a Viagem

Como se proteger e evitar assaltos em aeroportos?

Escrito por Pedro Da Silva

Muitas pessoas não prestam a devida atenção a este aspecto, mas a segurança durante uma viagem é uma questão fundamental. Infelizmente, acontecem assaltos em aeroportos, sobretudo nas áreas de circulação e no estacionamento.

Quando estamos no aeroporto, nos preparando para embarcar, geralmente o entusiasmo a respeito da nossa viagem pode nos distrair. Manter-se alerta é uma das melhores maneiras de evitar incidentes.

Para diminuir o risco de ser roubado, existem algumas dicas para você se prevenir. Contrate ainda um bom seguro de viagem ou um seguro internacional para ter também a garantia de contar com apoio caso precise de atendimento médico.

Sempre que você esteja transportando equipamentos eletrônicos, joias e outros objetos de valor, não os deixe à mostra nas áreas de circulação, como a praça de alimentação. Por exemplo, é preferível usar seu laptop apenas na área de embarque. Também esteja sempre com suas malas por perto, nunca deixando seus pertences desacompanhados, como na hora de ir ao banheiro. Se tiver comprado muitos presentes, deixe para mostrá-los aos familiares e amigos em casa, quando já estiver em segurança, e não no aeroporto.

No estacionamento, preste atenção em qualquer pessoa ou movimento suspeito, e prefira estacionar o carro perto de entradas movimentadas ou postos de segurança. Alguns ladrões costumam seguir o passageiro depois que ele deixa o aeroporto, esteja alerta à possibilidade de estar sendo seguido. Caso note algum carro suspeito, pare em uma delegacia ou outro local seguro, e aguarde alguns minutos ou peça ajuda.

É importante também ter em mente que, apesar da segurança em aeroportos ser reforçada, a grande quantidade de pessoas não permite que os usuários do espaço sejam protegidos individualmente. Por isso, cuide de sua própria segurança, não deixe objetos de valor visíveis, e não abra malas e pacotes que possam chamar a atenção de pessoas mal intencionadas. Prefira também malas com senha ou cadeados.

Além de cuidar de seus pertences, contrate também um seguro de viagem, que oferece apoio caso suas bagagens sejam extraviadas, por exemplo. É possível fazer uma cotação online gratuita no nosso site e encontrar o seguro de viagem que melhor atende a seu perfil, seja para uma viagem de férias com a família ou uma viagem de negócios.