< Volver a Viagem

Visto de estudos para os EUA: como solicitar?

Escrito por Pedro Da Silva

O visto de estudante, também conhecido como visto de intercâmbio, é bastante conhecido entre brasileiros, principalmente quando o destino é os Estados Unidos. O visto F-1 tem validade de 4 anos. Ou seja, é possível utilizá-lo durante esse período e, após os 4 anos, um novo visto deve ser solicitado.

O que é necessário para emitir o visto?

O requisito básico para conseguir o visto é, claro, ser estudante. É necessário ter matrícula em uma escola dos Estados Unidos que possua autorização para prover esse tipo de benefício e, também, é importante ter uma carga horária semanal mínima de 20 horas.

Assim que o curso em questão é finalizado, é possível ficar no país por mais 30 dias. Esse período pode ser usado para prolongar o curso ou iniciar outro ciclo de estudos em uma nova instituição. O seguro viagem se faz importante durante todo esse processo por oferecer uma garantia de bom tratamento de saúde em casos de doenças ou acidentes.

Após a inscrição no curso ter sido realizada, é necessário preencher o formulário I-20, que será enviado pelos Correios pela instituição escolhida. Esse formulário será solicitado no dia da entrevista com o Consulado Americano e em outras etapas, já que é a prova da matrícula. O formulário I-20 costuma demorar 4 semanas para ser entregue na casa do futuro aluno. Por isso, assim que a inscrição for feita, recomenda-se agendar a entrevista no consulado via internet.

Para completar o I-20, é importante que a escola forneça o valor total do curso, sem subsídios, este é o dado que deve ser preenchido no item 7, chamado “Tuition”. Caso já tenha pago pelos estudos, não deixe de marcar a opção “Remarks”. A duração total não deve ultrapassar o limite estipulado no item #5: para escolas públicas e de 2o. grau, esse período é de 12 meses.

Como é realizado o processo?

Durante o processo para aquisição do visto, será necessário comprovar que há renda suficiente para se bancar durante o período e que há intenções de voltar ao Brasil após a finalização do curso. O visto não dá direito a trabalhos remunerados. Ao longo do processo, é necessário mostrar extrato bancário, comprovante de residência e do curso que será feito, formulário I-20, declaração de imposto de renda e comprovante de matrícula de uma escola ou faculdade brasileira ou carteira de trabalho.

Também é necessário entregar uma foto recente de 5 cm x 5 cm, recibo do pagamento do Citibank e da taxa SEVIS (Student and Exchange Visitor Information System), a taxa pode ser paga com cartão de débito ou crédito quando seja solicitada online. Outras modalidades são via pagamento internacional ou cheque compensável em instituições financeiras americanas, em USD. Usam-se formulários impressos, não se esqueça de anotar o número de identificação SERVIS na ordem ou cheque.

Após a entrevista, entrega dos documentos e visto aprovado, é necessário pagar mais uma taxa para o SEDEX no próprio consulado americano. Depois de aproximadamente 7 dias úteis, o passaporte é devolvido em seu endereço. Com o visto de estudante e o seguro viagem em mãos, você tem tudo para ir tranquilo e realizar este sonho! 😉