< Volver a Viagem

Como transportar bagagens especiais no avião?

Escrito por Pedro Da Silva

Um seguro viagem com suporte para caso de extravio de malas ou bagagens é um dos fatores de maior importância para que a viagem seja feita com total tranquilidade. E esse tipo de seguro não apenas auxilia em casos de extravio definitivo, como em casos de atraso, ajudando com reembolso de despesas.

O serviço de bagagem especial levada em avião tem ainda a vantagem de permitir transportar algo que não poderia ser levado em ônibus ou carro pela limitação de espaço. E a bagagem especial também recebe essa denominação dependendo de suas dimensões e peso.

A maioria das companhias oferece um limite de 23 kg de bagagem por cada passageiro em voos nacionais. Se esse limite for ultrapassado, é necessário pagar uma taxa extra. O cálculo é feito geralmente por 0,5% – sobre o valor da passagem, no momento do embarque – por quilo excedido em voos nacionais ou 1% em voos internacionais.

Os itens que configuram como bagagens especiais mais comuns são instrumentos musicais, artigos esportivos e eletrônicos. Adquirir um seguro viagem que ofereça maior segurança para esses objetos auxilia não apenas em casos de extravios e atrasos, mas também caso ocorra algum dano no equipamento.

Bagagem em geral

Antes de entrar nos artigos especiais é importante ter uma noção geral de peso e volume que pode ser transportado livremente. Os países do cone sul que fazem parte do Mercosul também entram no limite de 23Kg. Para outros destinos, considera-se a soma de 64 Kg por passageiro.

Companhias de baixo custo como EasyJet, Vueling e Ryanair têm limites mais ajustados, que variam de 10 a 20 kg. Em relação às bagagens de mão, some todas as dimensões – altura, largura e profundidade -, o valor final não deve ultrapassar 115 cm e 5Kg, isso para todos os destinos.

Eletrônicos

Na hora de despachar eletrônicos, é importante que eles estejam desligados. Caso o aparelho possua bateria líquida, ele não poderá ser transportado. Eles também não podem ultrapassar os limites de dimensão e peso delimitados por cada companhia aérea. Ainda que o seguro viagem possa resolver possíveis dores de cabeça, eletrônicos como laptops devem ser transportados na bagagem de mão.

Instrumentos musicais

Os instrumentos menores podem ser considerados bagagem de mão. Mas os instrumentos maiores devem ser transportados em um assento adicional, que é pago separadamente, ou no porão da aeronave.
O instrumento deve ser transportado com cuidado, sem áreas pontiagudas expostas e bem protegido. Caso o instrumento seja de tamanho maior do que o permitido pela companhia – consultar cada caso -, ele terá de ser transportado como carga. Também é comum que equipamentos afins (como pedais e amplificadores) sejam considerados bagagens especiais.

Artigos esportivos

Para transportar a bicicleta em um avião os seus pneus devem estar vazios e a roda da frente desmontada e fixada ao quadro. Além disso, os pedais devem ser retirados e o guidão deve ser alinhado ao quadro. A bicicleta também deve ser guardada em uma caixa ou devidamente embalada. Pranchas de surf também costumam ser classificadas como artigo especial, indica-se transportá-las em cases especiais.

Além desses exemplos, outros tipos comuns de bagagem especial são equipamentos de mergulho e de pesca, skis e snowboards e carrinhos de bebê. Apesar de nenhum desses exemplos serem considerados de alto valor, a aquisição de um seguro internacional garante que a chegada e volta de um país estrangeiro seja encarada com maior comodidade.

Sobre todos os casos citados, costuma-se cobrar uma taxa extra de aproximadamente USD 100,00 por item. Então fique atento e saiba de antemão quando você vai ter que desembolsar para poder levar tudo o que precisa pra fazer a viagem perfeita!