< Volver a Viagem

Quais as vantagens em viajar de ônibus?

Viajar de ônibus é ideal para curtir a paisagem durante o trajeto

Escrito por Pedro Da Silva

Apesar de muita gente torcer o nariz para uma viagem de ônibus, dependendo do roteiro essa é a melhor maneira de se deslocar. Um roteiro de ônibus muito conhecido e procurado, por exemplo, é o que liga Buenos Aires a Bariloche, na Argentina, e que tem paisagens tão lindas que vale a pena pela estrada, já que não dá para admirar tanta beleza a bordo de um avião.

Sua viagem de ônibus merece também um planejamento prévio, e o mais importante é conferir se a empresa escolhida é idônea e se o roteiro é seguro. Pesquise pelos melhores horários e opções de poltrona. Alguns ônibus são muito confortáveis e oferecem camas/ leitos e serviços de alimentação. E também durante o percurso, muitas vezes há paradas em rodoviárias, praças de alimentação e outros locais de apoio para o viajante.

Em relação às malas, você pode dividi-las em bagagem a ser despachada (cujo peso não deve exceder os 30 kg) e a bagagem de mão, em que você deve levar seus pertences de valor, documentos, dinheiro, produtos de uso pessoal, como escova e pasta de dentes, pente, maquiagem etc.

Se você tem mais de 60 anos e renda de até dois salários mínimos, pode solicitar desconto de 50% na passagem, ou, caso haja assentos disponíveis, pode viajar gratuitamente. Crianças também podem viajar gratuitamente até os seis anos de idade, desde que no colo dos pais, mas há regulamentações específicas a seguir caso um menor de idade vá viajar de ônibus, principalmente desacompanhado dos pais ou responsáveis. No Brasil, menores de 12 anos só viajam com autorização do Juizado de Menores.

Se você já está com vontade de pegar a estrada, confira os roteiros na região sul do País, como a Serra Gaúcha e Catarinense. Além da excelente condição das estradas, há belas paisagens e paradas no caminho, inclusive com roteiros temáticos por estação.

Para viajar tranquilo e 100% protegido o ideal é contratar um seguro viagem. Com Compara você todas as ofertas do mercado escolhe a melhor opção para o seu roteiro e bolso.