< Volver a Viagem

Como funciona um intercâmbio voluntário? Saiba como fazer parte de um

Você já pensou em fazer um intercâmbio voluntário? A ComparaOnline explica tudo sobre essa experiência incrível de fazer o bem ao redor do mundo!

Escrito por Pedro Da Silva

Intercâmbios são uma ótima oportunidade para conhecer o mundo e viver grandes aventuras. E o que é melhor do que juntar essa experiência a uma boa ação? Um intercâmbio voluntário é uma maneira de fazer o bem ao mesmo tempo que conhecemos uma nova cultura e adquirimos novas vivências.

Normalmente focadas em missões humanitárias ou de proteção ambiental, essas viagens reúnem diversos viajantes que estão dispostos a fazer trabalho voluntário em outro país. São diversas opções de projetos sociais disponíveis no mundo todo. 

Se você tem interesse em participar de uma viagem como essa, continue a leitura! A ComparaOnline concentrou todas as informações necessárias sobre essa modalidade, para que você possa embarcar em uma o mais breve possível. 

O que é um intercâmbio voluntário?

Entender o que é um intercâmbio voluntário é muito simples, pois é exatamente como o nome sugere: um grupo de viajantes embarca para outro país (às vezes, pode ser até mesmo no Brasil) e lá ajuda um projeto social a cumprir algum objetivo específico. 

Assim como existem muitos tipos de projetos sociais, há muitos tipos de intercâmbios voluntários. As categorias de atuação principais costumam ser:

  • missões humanitárias;
  • educação;
  • esportes;
  • proteção ambiental;
  • apoio à comunidade;
  • saúde.

O voluntário pode escolher o tipo de programa ideal para atuar, de acordo com a preferência ou experiência prévia. Alguns programas são exclusivos para determinados profissionais, como aqueles que focam na saúde, mas a maioria permite que qualquer tipo de pessoa participe.

O que é necessário para ingressar?

Se você quer fazer um intercâmbio com trabalho voluntário, a primeira coisa a se fazer é buscar a agência de viagens que irá te levar até o destino esperado. Viajar com uma agência é importante porque ela será o elo entre os intercambistas e o projeto social local. 

Além disso, um intercâmbio voluntário pode acontecer em lugares onde certos serviços, como telefone e Internet, não funcionam tão bem. A agência sabe disso e está preparada para oferecer segurança e conforto a quem estiver participando do programa de voluntariado.

Após escolher a sua agência, é hora de determinar o país de destino. Algumas empresas apoiam projetos fixos, e voluntários podem se inscrever o ano todo. Já outros projetos são periódicos, então, as vagas ficam disponíveis por um curto período. 

Um ponto importante a se considerar é que intercâmbios voluntários são pagos. As agências responsáveis arrecadam o valor da viagem dos intercambistas para garantir acomodação, alimentação, passagens etc. a todos (e varia de acordo com cada empresa). Por isso, fique atento aos preços e ao que está incluso nele.

Os voluntários recebem dinheiro?

O trabalho voluntário é oferecido gratuitamente a comunidades que precisam de apoio social. Por isso, nenhum viajante recebe dinheiro em troca dos serviços prestados. Contudo, o intercâmbio é uma ótima oportunidade para fazer a diferença na vida do outro, aperfeiçoar idiomas, ter novas experiências e vivenciar trocas. 

intercâmbio voluntário

Agências de trabalho voluntário

Ter atenção ao escolher a sua agência de viagens também é muito importante. Afinal, ela será a sua porta de entrada para realizar todos os trabalhos nos mais diversos destinos. Por isso, esteja sempre atento à veracidade e à confiança que ela passa. A seguir, confira algumas instituições conhecidas e com boa reputação:

  • AIESEC: com 75 anos de história, é a maior organização de liderança jovem do mundo;
  • Exchange do Bem: já impactou mais de 20 mil pessoas atuando em mais de 15 países ao redor do globo;
  • Experimento: a agência está há quase 60 anos no mercado e é especializada em diversos tipos de intercâmbio;
  • Volunteer: oferece diversos tipos de ações, que podem ser feitas de casa ou no destino escolhido.

Quais cuidados devem ser tomados?

Agora que você sabe como fazer um intercâmbio voluntário, provavelmente já está animado para embarcar nessa aventura. No entanto, é importante ter alguns cuidados em mente antes de preparar as malas.

Saiba o tipo de projeto em que você vai atuar. Se gosta de crianças, por exemplo, uma ação para ajudar os pequenos pode ser uma excelente escolha. Evite aquelas que você não tem muita afinidade ou temas que te causam desconforto, pois é importante que todos os voluntários estejam 100% dedicados. 

Além disso, não importa qual seja seu destino, um seguro viagem é indispensável. A maioria das agências exige a contratação do serviço para aceitar a participação de um voluntário, mas, mesmo que a sua agência não exija, é altamente recomendado que você contrate.

O seguro viagem poderá te proteger caso diversos tipos de acidentes ou imprevistos aconteçam durante sua viagem. Você terá cobertura do momento que embarcar até voltar para casa. Verifique seu destino e contrate o seguro correspondente.

E lembre-se de estar com a vacinação e a documentação necessária em dia. Sua agência não será responsável por passagens aéreas, vistos ou outros tipos de exigências feitas em viagens internacionais. 

Faça o bem com segurança!

Aqui na ComparaOnline, você consegue contratar o seguro viagem ideal para fazer o seu intercâmbio voluntário virar realidade! Conheça nossas opções de planos e seguradoras e encontre a melhor para você.

Seguro Viagem

Contrate o seguro viagem perfeito pra você. Compare assistência médica 24h, seguro bagagem, reembolsos e mais.

Ver ofertas
titulo