< Volver a Viagem

10 dicas para aproveitar o seu intercâmbio de idiomas

Aprender um novo idioma e integração cultural são as metas de um intercâmbio

Escrito por Pedro Da Silva

A melhor maneira de aprender uma nova língua é morando por um tempo no país em que ela é falada. Por isso, os intercâmbios estão entre as viagens mais procuradas em todo o mundo, inclusive no Brasil. Por isso, reunimos 10 dicas para tornar sua viagem ainda melhor:

1. Contrate um seguro internacional, pois a maioria dos países não oferece atendimento médico gratuito a estrangeiros (em algumas nações, como no Reino Unido, estudantes contam com atendimento gratuito se o curso tiver duração superior a um ano). Um seguro viagem cobre não apenas despesas médicas como também imprevistos, auxiliando o estudante no caso de extravio de bagagem, por exemplo, ou se ele tiver que voltar para casa mais cedo.

2. Planeje seu intercâmbio com antecedência, dando especial atenção ao orçamento, escola ou curso escolhido e hospedagem. Muitos intercambistas escolhem se hospedar em casa de família. Nesse caso, entre em contato com seus anfitriões antes de viajar, e leve algumas lembrancinhas típicas do Brasil na mala como presente, um simpático gesto de boa educação.

3. Contate uma agência especializada. Existem várias agências de viagem que vendem exclusivamente pacotes de intercâmbio. Pesquise o histórico da sua agência antes de fechar negócio, e não se guie apenas pelo preço.

4. Para sua segurança leve um cartão de crédito e outro cartão pré-pago.

5. Procure se enturmar com pessoas de várias nacionalidades. Assim, você praticará mais o idioma, e ainda vai enriquecer sua bagagem cultural.

6. Procure utilizar o idioma em todas as ocasiões. Seja na cafeteria, em uma loja ou no meio da rua, aproveite para aumentar sua fluência, sem timidez.

7. Aproveite as atividades turísticas e culturais, sem descuidar do curso. Deixe para se divertir nos fins de semana, e aproveite o tempo livre para repassar as lições e fazer os exercícios vistos na sala de aula.Se você prefere estudar em grupo, reúna-se também com colegas de classe.

8. Além de ter um bom seguro viagem, esteja preparado para imprevistos. Antes de viajar, pesquise por opções de hospedagem perto do aeroporto, e saiba qual meio de transporte pode lhe levar com segurança para a casa ou estabelecimento em que você esteja hospedado. No caso de algum imprevisto – como por exemplo, se ninguém for lhe buscar no aeroporto – você poderá estar em segurança até conseguir resolver o mal-entendido.

9. Leve uma prescrição médica traduzida e a receita original, caso você tome algum tipo de medicamento com regularidade.

10. Resista ao impulso de comprar demais, sobretudo no início do intercâmbio.

Para começar a pesquisar qual o melhor seguro viagem para sua viagem de intercâmbio, visite Compara e faça uma cotação gratuita.