< Volver a Viagem

Como perder o medo de viajar de avião?

Planejar a viagem nos mais mínimos detalhes ajuda a controlar o medo de voar

Escrito por Pedro Da Silva

A ansiedade antes de embarcar é comum para a maioria das pessoas, mas algumas sofrem de sérios ataques de pânico ao entrar em um avião, o que atrapalha bastante suas vidas, sobretudo se precisarem voar com frequência. Mas é possível encontrar ajuda para superar o problema. Claro que a solução vai variar de acordo com a intensidade do medo.

Fobias leves podem ser resolvidas com medidas simples. Antes de viajar, planeje bem todos os detalhes, organizando o orçamento, bagagem, sabendo com antecedência como ir do aeroporto ao seu hotel, e quais pontos turísticos visitar no destino. O planejamento ajuda a diminuir a ansiedade antes do voo.

Invista também em um seguro viagem, que custa pouco e garante muitos benefícios. Na hora do voo, você pode tomar um calmante natural ou uma taça de vinho para relaxar. Leve também seus livros, revistas e aparelhos eletrônicos prediletos, com as músicas favoritas, por exemplo, ou até com algumas meditações e exercícios de relaxamento que você possa realizar enquanto aguarda no aeroporto ou durante o voo em si.

Fobias mais sérias podem precisar de acompanhamento especializado. Existem empresas que oferecem programas completos que mesclam terapia, encontros com grupos de apoio, simulação de voo e outras técnicas para ajudar passageiros que sofrem de ataques de pânico ou que sentem desconforto intenso, como palpitações, sudorese e falta de ar ao voar de avião.

Para esses passageiros, a melhor solução pode ser participar desses programas em grupo e/ou realizar terapia individual com um psicoterapeuta. Com esses passos simples, será fácil superar o medo e passar a desfrutar de suas viagens.

Para suas férias ou viagens a trabalho no exterior ficarem ainda mais tranquilas, invista em um seguro internacional, que oferece apoio no caso de acidentes, extravio de bagagens e outros problemas, como atendimento médico em outro país. Com Compara você pode realizar agora uma cotação online para saber qual o seguro viagem é mais indicado para você.