< Volver a Viagem

Como fazer uma viagem de formatura de maneira organizada? Veja dicas

Está pensando em fazer uma viagem de formatura? Veja como organizar esse evento de maneira correta aqui, no blog da ComparaOnline, e evite dores de cabeça!

Escrito por Pedro Da Silva

Uma viagem de formatura é a saída perfeita para relaxar em meio ao estresse que o final da jornada escolar traz. Carreira, provas, vestibulares, despedidas — todos esses processos podem ser momentaneamente deixados de lado com esse passeio diferenciado. 

Contudo, para que a viagem seja realmente proveitosa, é importante planejá-la e organizá-la, a fim de garantir a diversão e a segurança de todos. Para isso, forma-se a comissão de formatura, que será um pilar muito importante para esse processo. Confira mais informações a seguir!

1. Forme a comissão com antecedência

O primeiro passo para garantir um processo mais tranquilo ao fechar o pacote de viagem de formatura é formar a comissão. Essa equipe, normalmente escolhida por votação, será responsável por manter a comunicação entre os alunos, os professores responsáveis e a agência de viagem contratada.

É importante que os alunos escolhidos para formar esse corpo representante tenham uma boa organização para garantir que todos os interessados e/ou aderidos da formatura (e todos os eventos relacionados) estejam sempre alinhados. 

A recomendação é que a comissão seja formada com um bom tempo de antecedência (entre 1 a 2 anos antes do evento). Assim, haverá tempo suficiente para fazer todas as pesquisas e negociações e organizar a viagem da maneira mais tranquila possível.

2. Escolha uma boa agência de viagem 

Ter boas indicações de agências de viagem é um dos passos mais certeiros para evitar aborrecimentos ao organizar uma viagem de formatura. Com uma lista de possíveis agências, você pode comparar orçamentos, serviços, confiabilidade e outros atributos que a comissão julgue importantes.

Antes de contratar uma empresa, contudo, é importante verificar se ela é bem-avaliada por outras pessoas que utilizaram seus serviços. Garantir que a agência esteja registrada no Ministério do Turismo também pode evitar grandes dores de cabeça. 

Além desses fatores, há outras maneiras de certificar-se de que a agência candidata pode ser a ideal. Uma delas é verificar o nível de experiência que a empresa tem com viagens de formatura. Afinal, esse tipo de passeio é diferente das viagens comuns, especialmente se inclui pessoas menores de idade (no caso de formaturas escolares).

3. Tenha um bom controle de gastos

Ter uma boa organização financeira vai ser essencial desde o primeiro dia de ação da comissão de formatura. A escolha de um bom tesoureiro será crucial para manter as informações claras e estruturadas. Além disso, todos deverão participar de cálculos de projeção, da organização de arrecadações etc.

Se a comissão precisar de verba extra ou desejar algo que extrapole o limite previamente estipulado, há como arrecadar dinheiro para a viagem de formatura. Não necessariamente apenas membros da comissão precisam participar dessa atividade. Algumas ideias possíveis são:

  • organização de eventos;
  • venda de artigos personalizados (cadernos, pulseiras, caixas etc.);
  • bazares;
  • patrocinadores.

Tome cuidado para evitar práticas ilegais, como rifas e bingos com fins lucrativos. Apesar de serem comuns, de certa forma, elas são proibidas por lei, pois configuram jogos de azar. Também tenha muita atenção caso queira vender itens perecíveis, como doces.

viagem de formatura

4. Faça verificações constantes

Como mencionamos, a melhor maneira de fazer uma viagem de formatura tranquila é garantir que tudo esteja devidamente organizado com antecedência. Por isso, faça verificações constantes das projeções feitas e compare-as com o avanço da comissão. 

Após assinar o contrato com a agência de viagens, é importante reunir e guardar todas as informações possíveis, exigindo os serviços contratados. Também vale ligar para o hotel e para companhias aéreas ou de ônibus para confirmar o pagamento do serviço pelas agências. 

Se algo não der certo, você pode pedir o dinheiro de volta por meio de uma solução amigável com o estabelecimento. Se não houver sucesso, o Procon deve ser acionado. Se ainda assim nada for resolvido, a questão deve ser levada à justiça.

5. Contrate um bom seguro viagem

Por fim, mas não menos importante, é fundamental que todos estejam seguros durante o passeio. Para isso, os aderentes devem estar cobertos por um seguro viagem, não importa quais forem os destinos para viagem de formatura escolhidos.

Seja dentro ou fora do Brasil, os locais para viagem de formatura costumam sair da zona de cobertura até de pessoas que pagam por convênio médico. Por isso, o serviço de um seguro viagem será essencial para garantir suporte em certas situações de emergência.

Algumas agências já oferecem o seguro viagem no pacote da viagem de formatura, mas nem sempre é o caso. Verifique o contrato assinado e certifique-se com o agente responsável para entender quais são as ações necessárias em relação ao tema.

Seu seguro viagem está na ComparaOnline!

Se você quer aproveitar a sua viagem de formatura ao máximo com tranquilidade ou busca garantir mais segurança para o seu dependente, um seguro viagem pode ser ideal. Veja as opções que oferecemos aqui, na ComparaOnline, e contrate já!

Seguro Viagem

Contrate o seguro viagem perfeito pra você. Compare assistência médica 24h, seguro bagagem, reembolsos e mais.

Ver ofertas
titulo