< Volver a Viagem

Voo com conexão? Saiba como se organizar e ter mais tranquilidade na viagem

Você sabe o que é um voo com conexão e o que pode ser feito para aproveitá-lo com tranquilidade? Confira 4 dicas no blog da ComparaOnline!

Escrito por Pedro Da Silva

Para os turistas aéreos de primeira viagem, um voo com conexão causa certo temor e preocupação. “Será que vou perder meu voo?” e “O que farei durante a conexão?” são duas das perguntas que permanecem na mente do passageiro e fazem com que o trajeto não seja totalmente tranquilo. 

Visando a reduzir esse estresse, é interessante saber como se organizar antes e durante as paradas do avião. Confira as dicas a seguir para ter uma viagem com conexão tranquila, sem medo de perder o seu voo para o destino final!

1 – Conheça a estrutura do aeroporto

Observar o mapa do aeroporto no qual o seu voo fará a conexão é imprescindível para o planejamento. As imagens da planta identificam tanto a localização dos portões como o caminho a ser percorrido entre eles, evitando que você se perca e atrase o check-in do voo com conexão

Geralmente, é possível encontrá-lo nas revistas dispostas pelas companhias aéreas, nos bancos da aeronave e na página oficial do local. Caso o site não esteja atualizado, há algumas páginas que divulgam, exclusivamente, mapas detalhados de todos os aeroportos do país.

2 – Mantenha a atenção durante os trajetos que o levam aos portões

Ao desembarcar da aeronave, preste atenção no tempo dos trajetos até os portões. É comum que os turistas se encantem com o local e percam longos minutos durante esse deslocamento, seja observado a paisagem ou pensando no que podem fazer para aproveitar melhor a pausa. 

Lembre-se de que, nesse momento, a prioridade é respeitar o tempo de conexão entre os voos. Portanto, planeje-se para aproveitar mais o local e não ter que correr entre os cantos do aeroporto para não perder a partida. 

3 – Peça auxílio aos agentes de portão

Para auxiliar os passageiros, os aeroportos possuem agentes de portão. Usualmente, estes ficam dispostos de pé, próximos aos portões de embarque e desembarque, e são responsáveis por orientar os viajantes sobre os voos e as conexões. 

Entretanto, caso você não encontre agentes disponíveis, confira as informações sobre o voo nos painéis de embarque. As telas espalhadas indicam o número do voo com conexão ou direto, o horário de partida e o portão de embarque, facilitando a localização. 

4 – Analise o tempo da conexão

Se porventura você notar que o tempo para a conexão entre os voos é curto, é importante avisar a companhia aérea. Vale frisar que ela deve garantir a chegada dos passageiros ao seus destinos finais. 

Caso haja a perda do voo com conexão, a companhia deve inserir o passageiro em um próximo voo ou, se for o caso, providenciar alimentação e hospedagem durante a espera. Tais direitos estão garantidos mesmo a quem não possui seguro de viagem, item indispensável para todos os passeios!

voo com conexão

Qual é a diferença entre voo com conexão e escala?

É comum que os viajantes iniciantes tenham dúvidas sobre como funciona um voo com conexão. Diferentemente das embarcações diretas, em que você embarca em uma cidade e desembarca somente no destino, esse outro tipo de voo tem paradas. 

Nesse caso, há uma troca de aeronave durante a viagem e os passageiros precisam se deslocar de um avião para outro, também alterando os assentos em que estão, pois, muitas vezes, novos passageiros partem desse ponto em diante. Tal procedimento pode levar mais de 1 hora, período em que os viajantes aproveitam no aeroporto ou conhecendo a cidade. 

Já um voo com escala também tem pausas ao longo do trajeto, mas os passageiros não precisam deixar a aeronave. Enquanto estão em seus assentos, alguns reparos são feitos, o combustível é reabastecido e outras pessoas também podem se juntar ao voo.

Quais são as vantagens e desvantagens de um voo com conexão?

Ao saber o que é conexão de voo, você provavelmente pensou na principal vantagem dela: conhecer mais cidades em uma só viagem. A depender do tempo da parada, é possível visitar pontos turísticos próximos ao aeroporto, sair para comer e fazer compras. 

Ao mesmo tempo, alguns viajantes podem identificar que essa, na verdade, é uma desvantagem do voo com conexão, pois ele se torna mais longo e cansativo. Enquanto existem opções com apenas uma parada, outras possuem mais de duas e várias horas de diferença entre cada destino. 

Geralmente, para compensar o tempo de espera, as companhias aéreas ofertam esse tipo de voo com preços menores em comparação aos que são diretos. Assim, a escolha da passagem se torna uma questão de custo-benefício e preferência de cada viajante, os dividindo entre aqueles que podem gastar um pouco mais e poupar tempo e os que economizam financeiramente.

Outro ponto importante a ser considerado no voo com conexão é a bagagem. Como os passageiros são alocados em outra aeronave, as malas também são transportadas de um lado para o outro, gerando preocupações em relação ao extravio e ao peso da bagagem de mão a ser deslocada durante a parada. 

Planeje suas viagens com a ComparaOnline!

Já sabe como aproveitar o voo com conexão e quer garantir total tranquilidade para sua viagem? Com a ComparaOnline, você garante um plano de seguro viagem e tem apoio diante de imprevistos, seja durante as paradas ou na estadia em seu destino final. Faça uma cotação e aproveite os inúmeros benefícios! 

Seguro Viagem

Contrate o seguro viagem perfeito pra você. Compare assistência médica 24h, seguro bagagem, reembolsos e mais.

Ver ofertas
titulo