< Volver a Viagem

Como viajar de avião com deficientes físicos

Escrito por Pedro Da Silva

Assim como viajar com crianças, viajar com deficientes – sejam eles físico ou visuais – requer uma série de cuidados especiais. Para garantir a estrutura e os serviços necessários aos deficientes, é preciso – no momento da compra das passagens, pacotes ou seguro de viagem informar tais necessidades às agências de viagem ou companhias aéreas.

Para facilitar o planejamento da viagem, confira abaixo um guia contendo as principais informações e dicas de como viajar em avião com deficientes, bem como a importância do seguro de viagem nessa situação. Obtenha informações exclusivas para cada tipo de deficiência.

Viajando com deficientes visuais

Após escolher a companhia aérea e comprar sua passagem, é preciso entrar em contato com o SAC da companhia, a fim de informar a condição do deficiente físico. Basta ter em mãos o código de reserva da passagem, para que seja disponibilizado auxílio especial no embarque e desembarque. Caso haja necessidade, é possível viajar com cães guia. Ao entrar no avião, o deficiente visual deverá ser apresentado ao chefe de cabine. Vale salientar que, além desta ajuda, o deficiente tem à disposição folhetos de segurança e explicativos em braile.

Viajando com deficientes auditivos

O mesmo processo deve ser feito em relação aos deficientes auditivos. Após a compra das passagens, é preciso entrar em contato com a companhia aérea, solicitando atendimento especializado. Neste caso, o deficiente auditivo pode viajar acompanhado de um cão-ouvinte. Entretanto, vale salientar que as companhias aéreas oferecem funcionários qualificados, os quais possuem conhecimentos em Libras – linguagem de sinais.

Viajando com deficientes físicos

Os deficientes físicos devem se manter atentos às instruções oferecidas pelas companhias aéreas. Além de solicitar atendimento especial através do SAC, é preciso preencher um relatório médico, disponibilizado nos sites das companhias. Vale salientar ainda que cadeiras de rodas equipadas com bateria com líquidos derramáveis nem sempre são autorizadas na viagem: é preciso checar as informações diretamente com a empresa e analisar a possibilidade. Todas as companhias oferecem cadeiras de rodas especiais, para que o passageiro viaje com segurança e tranquilidade. Em adendo, recomenda-se ainda a escolha de poltronas que estejam distantes das áreas de circulação.

A importância do seguro viagem

A contratação de um seguro viagem é recomendada não somente para os deficientes físicos, como também para passageiros isentos de deficiência. Com o seguro, os passageiros estarão cobertos em caso de doença e acidentes no país de destino. Além de ter um respaldo financeiro, o seguro viagem oferece tranquilidade e segurança durante a estadia em locais ainda desconhecidos.

Acesse o Compara e faça uma pesquisa! Encontre todas as informações e contrate o seguro viagem que mais se adequa às necessidades de sua família!