< Volver a Viagem

Tudo o que você precisa saber para viajar com animal de estimação

Está planejando viajar com animal de estimação? Confira, na ComparaOnline, quais documentos são indispensáveis e 5 dicas para uma experiência positiva!

Escrito por Pedro Da Silva

Aproveitar as férias, seja em família ou com os amigos, é uma das melhores sensações. Porém, como toda viagem, é preciso um planejamento completo, desde o roteiro dos dias de descanso aos documentos indispensáveis, principalmente se deseja viajar com um animal de estimação.

Para isso, é fundamental que alguns cuidados sejam tomados, independentemente do destino. Quer saber como viajar com um animal de estimação e quais são as exigências? Confira, a seguir!

Documentos para viajar com seu animal de estimação

O Ministério da Agricultura disponibiliza em sua página todas as normas para que o transporte de animais seja feito com segurança e tranquilidade. Além disso, você deve providenciar os seguintes documentos para viajar com pet:

  • Certificado Veterinário Internacional (CVI) e Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos: as condições de saúde e o histórico sanitário do animal devem estar declarados no Certificado Veterinário Internacional (CVI) ou no Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos;

Ambos os documentos são emitidos por auditores federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), localizados nos aeroportos, postos de fronteiras e nas Superintendências Federais de Agriculturas nos estados;

  • carteira de vacinação: animais com idade acima de 120 dias devem estar com a vacinação tríplice e antirrábica em dia, o que significa 30 dias antes da entrada para o pedido de viagem e no máximo até 1 ano antes. 
  • microchip: em voos com animais de estimação para fora do Brasil, é obrigatória a identificação eletrônica. Ela é feita com um microchip implantado sob a pele do animal e contém um código exclusivo com informações sobre o pet, além dos dados de contato do tutor.

Posso viajar com meu animal de estimação na cabine?

É importante saber que cada companhia aérea possui regras diferentes para quem deseja viajar com um animal de estimação. O mais comum é que o transporte seja feito pela área de bagagens. Nesse caso, é preciso providenciar uma caixa de transporte com as medidas específicas permitidas pela empresa do voo. 

Há condições em que o animal pode viajar na cabine ao lado do passageiro responsável. Entretanto, é necessário entrar em contato previamente com a companhia, pois as regras também variam de acordo com o peso do animal. No geral, os pesos totais (caixa de transporte + pet) são: 

  • Latam – 7 kg; 
  • Azul – 5 kg;
  • Gol – 10 kg;
  • Avianca – 8 kg,
viajar com animal de estimação

Quanto custa viajar com o pet de avião?

Se você está planejando viajar com um animal de estimação, saiba que as companhias aéreas cobram um valor adicional. A tarifa pode ser padronizada ou calculada de acordo com o tamanho e peso do bichinho. Em voos domésticos, por exemplo, essa taxa fica entre 200 a 250 reais por trecho viajado e por animal.

Como os valores costumam variar e ser mais altos em voos internacionais, o ideal é que essa informação também seja conferida diretamente com a empresa. No entanto, vale ressaltar que deficientes visuais que possuem o apoio de cão-guia têm o direito de transportá-lo sem a cobrança de taxas. 

Dicas para viajar com seu animal de estimação

Documentação e burocracias à parte, é importante também considerar o bem-estar ao levar um animal de estimação no avião. Pensando nisso, separamos 5 dicas que vão contribuir para uma viagem tranquila e confortável para o seu melhor amigo. Confira!

1. Acostume o seu animal com a caixa de transporte

Esta talvez seja uma das etapas mais importantes do planejamento para viajar com um animal de estimação. Sendo assim, crie uma experiência divertida para ele: ofereça petiscos, brinquedos e sirva a comida dentro da caixa pelo menos uma vez ao dia, para que ele vá se habituando e sinta-se confortável lá dentro.

2. Identifique o seu animal e a caixa transportadora

Para garantir uma viagem tranquila e evitar possíveis enganos, é fundamental identificar o seu animal e a caixa em que ele será transportado. A placa de identificação deve conter o nome do seu bichinho e o seu telefone para contato.

3. Chegue ao aeroporto com antecedência

Isso é importante não só para o check-in no aeroporto, mas também para ajudar na ambientação do seu animal. Acostumá-lo ao local e às pessoas pode ajudar a tranquilizá-lo.

4. Mantenha a caixa de transporte limpa e o animal higienizado

Para evitar transtornos, tanto para o seu pet quanto para os demais passageiros, é importante que o bichinho e a caixa transportadora estejam limpos. A falta de higienização pode ser um impeditivo para levar animais no avião e até mesmo para embarcar no voo.

5. Coloque uma peça de roupa sua na caixa com o pet

Para deixar o seu bichinho de estimação mais confortável e fazer com que ele se sinta mais seguro, a dica é colocar uma peça de roupa com seu cheiro dentro da caixa. Isso proporciona uma sensação de familiaridade e o deixará mais calmo.

Além dessas dicas, é importante também conversar com o veterinário do seu pet e perguntar sobre a necessidade de administrar medicamentos para acalmá-lo. O profissional ainda pode orientar sobre a alimentação durante o voo.

Viaje em segurança com ajuda da ComparaOnline!

Com os cuidados necessários, viajar com um animal de estimação pode ser uma experiência incrível. Além de se atentar à segurança do seu pet, lembre-se de cuidar da sua integridade e contrate um seguro viagem com a ComparaOnline, um item indispensável no seu planejamento!

Seguro Viagem

Contrate o seguro viagem perfeito pra você. Compare assistência médica 24h, seguro bagagem, reembolsos e mais.

Ver ofertas
titulo