< Volver a Viagem

Quer economizar ao viajar para Europa? Veja 6 dicas importantes

Se você quer viajar para Europa gastando menos, este artigo é para você! Confira as dicas que o blog da ComparaOnline preparou e aproveite sua viagem.

Escrito por Pedro Da Silva

Viajar para a Europa é um sonho bastante comum — tão comum quanto a vontade de economizar nesse tipo de passeio. Pensando nisso, a ComparaOnline separou algumas dicas que podem ser úteis para diminuir o orçamento necessário para conhecer o continente. Confira!

1. Construa um roteiro antecipadamente 

O roteiro de viagem para a Europa é um dos passos mais importantes na sua organização financeira. Como o continente possui 47 países, muitos pequenos e parte do acordo de livre trânsito de pessoas, conhecer diversos lugares se torna uma tarefa mais fácil.

Dessa forma, mesmo se a viagem for curta, é possível conhecer os melhores destinos baratos da Europa. Alguns deles são:

  • Áustria;
  • Bulgária;
  • Croácia;
  • Grécia;
  • Hungria;
  • Letônia;
  • Lituânia;
  • Malta;
  • Montenegro;
  • Polônia;
  • República Tcheca;
  • Romênia;
  • Sérvia.

Assim, o roteiro deve ser elaborado levando em conta os lugares que serão visitados e o tempo total da viagem. Com um mapa em mãos, é recomendado conferir a localização dos países e organizar o roteiro estrategicamente pelas cidades mais próximas.

Lembre-se de não marcar a sua chegada no continente na mesma cidade de saída. Procure criar um roteiro fluido, tanto entre os países quanto nos pontos turísticos de cada cidade visitada.

2. Utilize cartões pré-pagos

Cartões internacionais pré-pagos, ou Travel Money, são uma ótima opção para quem quer viajar para a Europa. São cartões com bandeiras brasileiras, para pagamentos e saques, que você pode carregar previamente ou até mesmo utilizar o seu saldo em conta, a depender do banco. A própria operadora faz a conversão da moeda.

Se preferir levar dinheiro em espécie, é recomendado fazer a conversão no Brasil com base no seu gasto estimado em reais. Para economizar, o ideal é fazer o câmbio no dia em que o euro estiver com o valor mais baixo.

3. Seja flexível com passagens aéreas

Com o roteiro em mãos, é o momento de adquirir as passagens. O mais importante é comprar a passagem para a primeira cidade do roteiro. Para economizar, vá a um local menos badalado, longe das capitais mais famosas.

A melhor época para ir para a Europa economizando é fora de temporada. A baixa temporada no continente ocorre de novembro a abril, com exceção da época festiva. Se você tiver flexibilidade para suas datas de ida e volta, procure sempre por esses meses.

Além disso, utilizar ferramentas para comparar preços de passagem, como o Google Flights, é sempre uma ótima opção. Outra maneira de economizar nessa fase da sua viagem é utilizar as milhas acumuladas do seu cartão de crédito, caso ele ofereça esse benefício. 

4. Use meios de transporte alternativos

Por costume, uma das primeiras preocupações de brasileiros ao chegar no continente europeu é com o aluguel de carros. Enquanto esse tipo de transporte é necessário caso você planeje ir para áreas interioranas, para os centros, é completamente desnecessário.

Por isso, para economizar, busque sempre andar de trem pela Europa. Existem diversas linhas que cruzam países e facilitam a locomoção entre eles. Já dentro das cidades, prefira o transporte público ou a bicicleta. 

5. Busque hospedagem além dos hotéis

Outra ação quase instintiva de turistas que pretendem viajar para a Europa é a busca por hotéis. Claro, a hospedagem é essencial para um passeio tranquilo, mas existem outras ótimas opções para gastar menos com diárias. 

  • hostels/albergues: quartos divididos com outros turistas e áreas comuns, como cozinha, banheiro e até sala de estar.
  • hotéis cápsula: os quartos são, essencialmente, apenas uma cama. Oferecem áreas comuns para outras atividades além de dormir. 
  • Airbnb: uma boa alternativa para quem vai em grupos e pode dividir o valor de uma casa inteira.
  • couchsurfing: é a opção mais barata de todas, e o turista fica hospedado gratuitamente na casa de um anfitrião local.
viajar para europa

6. Contrate um seguro viagem

Um seguro viagem será um pequeno gasto adicional em suas férias, para que, em troca, você tenha tranquilidade e não corra risco de perder dinheiro desnecessariamente. Com as coberturas oferecidas, caso algum imprevisto aconteça, você pode acionar a sua seguradora para ter o suporte necessário.

Dessa forma, se você estiver em um país que não tem um sistema de saúde gratuito para turistas e tiver qualquer tipo de complicação, o seguro irá te ajudar a custear o tratamento até a cota contratada. Com o serviço, você terá atendimento em português a qualquer hora.

Além disso, problemas comuns ao viajar (especialmente para múltiplos destinos) é o extravio de bagagem por parte da companhia aérea. Esta é outra cobertura oferecida pelas seguradoras. Basta acioná-la e você receberá a indenização contratada. 

Além disso, alguns países exigem o comprovante da contratação do serviço entre a documentação para entrar na Europa. Por isso, não deixe de entender as leis dos países no seu roteiro antes de finalizar o planejamento da sua viagem.

Sua viagem mais tranquila está na ComparaOnline

Agora que você já sabe como viajar para a Europa gastando menos, é hora de começar a planejar as férias e contratar o seguro viagem! Aproveite a visita e conheça as condições incríveis que a ComparaOnline oferece para a contratação do serviço.

Seguro Viagem

Contrate o seguro viagem perfeito pra você. Compare assistência médica 24h, seguro bagagem, reembolsos e mais.

Ver ofertas
titulo