O que é traslado e como economizá-lo durante as viagens?

Ao entender o que é traslado, você pode ter mais praticidade para se locomover entre o aeroporto e sua hospedagem. Saiba tudo na Compara!

Elisa Matos

Elisa Matos

17 de maio 20233 min de leitura

o que é traslado

No planejamento de uma viagem, muitos detalhes devem ser resolvidos com bastante antecedência. Além da compra de passagens aéreas, reserva de hospedagem e contratação do seguro de viagem, os turistas devem escolher qual será o traslado utilizado. Mas você sabe o que é traslado?

Índice


    1. 1. O que é traslado?
    1. 2. Quais são as vantagens frente aos deslocamentos individuais
    1. 3. Planeje sua viagem com a ComparaOnline!

Contrate seu seguro viagem online!

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Se você não sabe o que significa traslado, é hora de conhecer um serviço que vai facilitar e tornar o transporte mais cômodo nos seus dias de férias ou viagens a trabalho. A seguir, saiba o que é necessário para utilizá-lo e aproveite as melhores vantagens!

O que é traslado?

Os traslados nada mais são do que deslocamentos de casa ao aeroporto, do aeroporto ao hotel ou até mesmo entre dois aeroportos. O significado de traslado em viagem é o mesmo que transfer, outro termo utilizado para esse tipo de transporte. 

Diferentemente do que muitos pensam, nem sempre o traslado de viagem representa um custo alto. Existem opções viáveis e econômicas, de forma que o viajante consiga poupar o dinheiro e deixá-lo reservado para outras atividades e serviços. 

Agora que você já sabe o que é traslado, que tal conhecer os diferentes nomes pelos quais ele pode ser encontrado? O primeiro deles é o traslado in, que designa a passagem do aeroporto até o hotel e até mesmo a determinadas atrações turísticas, desde que predefinido pela empresa. 

Já o traslado out é o contrário: uma modalidade que transporta o viajante da hospedagem até o aeroporto. Nesse caso, lembre-se de conferir o horário de partida, evitando perder a saída do carro ou van e até mesmo a hora de embarque no voo. 

A depender da empresa contratada, o serviço é in/out, ou seja, funciona tanto para a ida quanto para o retorno. Além disso, se você quer saber o que é traslado por completo, também pode compreendê-lo pelas companhias que o realizam, como apresentado abaixo.

Traslados gratuitos – companhias aéreas

Muitas companhias aéreas disponibilizam serviço de traslado do aeroporto gratuitamente. Para utilizá-lo, é necessário consultar a disponibilidade, pois usualmente, as companhias possuem horários de saída predefinidos e os divulgam pelo site oficial ou pelo atendimento telefônico. 

Evite procurar saber de última hora para não se atrasar ou não ter um plano B. Isso porque nem todas as regiões possuem essa facilidade. No Rio de Janeiro, por exemplo, os passageiros não contam com as companhias, enquanto em São Paulo essa possibilidade existe entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas pela Gol e pela LATAM.

Traslados exclusivos – companhias de viação

Outra opção econômica de deslocamento são as companhias de viação. Além de disponibilizarem trechos para rodoviárias das cidades do país, muitas companhias possuem linhas exclusivas para os aeroportos. 

Geralmente, os ônibus saem das próprias rodoviárias em direção aos aeroportos e os horários de saída também são predefinidos e devem ser consultados com antecedência. Quanto à compra de passagens, cabe à companhia a disponibilização ou não da compra antecipada.

Serviços de transfer – agências de viagem

Para quem já sabe o que é traslado e busca não somente economia, mas também praticidade, outra opção é o serviço de transfer disponibilizado por agências de viagem. 

Diferente das outras opções, essa deve ser contratada, preferencialmente, no ato da compra das passagens, do seguro de viagem ou do pacote de viagem. Apesar de ser um serviço particular, é uma forma econômica, prática e segura, que pode ser mais flexível quanto aos horários. 

Quais são as vantagens frente aos deslocamentos individuais

Ao entender o que é traslado de viagem, é possível identificar as principais vantagens e desvantagens. O lado negativo, que muitos podem elencar, é a questão dos horários predefinidos, que não permitem flexibilidade. Em contrapartida, a gratuidade compensa esse aspecto. 

Quanto às vantagens, destacam-se a economia e a facilidade de utilização. Enquanto os trajetos com traslado são gratuitos ou com preços baixos, o custo do deslocamento com táxi e carros de aplicativos costumam ser elevados e variam de acordo com a demanda do horário, a distância e a disponibilidade dos motoristas. 

Em simulação, o mesmo trajeto gratuito entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas pode custar cerca de 200 reais. Imagine que esse valor pode fazer toda a diferença durante a estadia na cidade, seja com alimentação, passeios e até mesmo com outros itens indispensáveis, como o seguro viagem

Como a utilização do translado é prática, você também tem uma preocupação a menos. Basta consultar a disponibilidade do deslocamento pelo site, pelos canais de telefone e, se for de última hora, diretamente no guichê da companhia. Ao confirmar, planeje-se para chegar pontualmente no local de saída do veículo. 

Planeje sua viagem com a ComparaOnline!

Gostou de saber o que é traslado e quer mais dicas para os seus próximos passeios? Acompanhe o blog para ter acesso a conteúdos imperdíveis sobre planejamento de viagem, desde a organização até os roteiros nos mais diversos países ao redor do mundo. 

E se você quer ter uma estadia mais tranquila, seja no Brasil ou no exterior, conte com a ComparaOnline para contratar um seguro viagem com preço econômico. Com ele, os imprevistos são resolvidos sem atrapalhar seus dias de descanso! 


Elisa Matos

Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Contrate seu seguro viagem online!

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro