< Volver a Viagem

Viagem a trabalho: como evitar espionagem empresarial

Planejando uma viagem a trabalho para o exterior e quer proteger as informações da sua empresa? Reunimos algumas dicas úteis, confira!

Escrito por Pedro Da Silva

Numa viagem a trabalho geralmente as pessoas se preocupam com alguns itens: hospedagem, internet, alimentação e segurança pessoal. Além de pensar em como transportar seus equipamentos eletrônicos com cuidado, como câmeras fotográficas e notebooks, a fim de evitar que se danifiquem durante uma viagem. 

Mas, o que pouca gente se preocupa é com a segurança empresarial. O tema que vamos abordar é mais complexo e pouco divulgado pela mídia: os riscos da espionagem empresarial e industrial. Conheça algumas medidas de segurança para evitar esse tipo de problema, que pode gerar muita dor de cabeça. 

O que é espionagem empresarial?

Funcionários de grandes empresas frequentemente viajam para outros países, representando a companhia, levando dados sigilosos armazenados em seus dispositivos eletrônicos. 

A espionagem industrial, ou também chamada de espionagem empresarial, é um tipo de espionagem que visa o roubo de dados de uma empresa. Hackers especializados podem invadir seus aparelhos eletrônicos e roubar os dados sigilosos da sua companhia. Pode ser muito comum numa viagem a trabalho, visto que cada país tem leis diferentes sobre o tema.

No laptop, planilhas, dados orçamentários, projetos, novos produtos, e muitas outras informações. No smartphone, histórico de conversas importantes, chamadas que revelam negociações sigilosas e outros dados. Em pen drives e cartões de memória, mais dados que não devem cair nas mãos de terceiros, sobretudo de executivos de companhias concorrentes, ou de governos estrangeiros.

Se você acha que não existe risco real de alguém se apoderar dos seus equipamentos eletrônicos com fins de espionagem, melhor pensar de novo. Se você trabalha em cargos importantes de empresas vistas como estratégicas hoje em dia – como as da área de Tecnologia da Informação (TI), petróleo e energia, novos materiais, bioquímica, aviação etc. – pode ser alvo de espiões.

Países do Oriente Médio, China e Rússia já entraram na “lista negra” de algumas organizações, por causa de práticas de espionagem aplicadas em executivos de grandes empresas. 

Como evitar espionagem empresarial

Para se prevenir, nunca viaje com dados sigilosos em seus equipamentos eletrônicos. Prefira comprar um notebook novo para levar em viagens internacionais, e deixe o que você normalmente usa para o trabalho em um local seguro, na sua casa ou escritório.

Deixe também seu celular em casa, e compre um novo no destino, com um novo chip. Use senhas temporárias, apenas para o período da viagem, e troque-as quando retornar. Caso tenha que viajar com algum cartão de memória ou pen drive com informações sigilosas da empresa, leve-os sempre consigo, evitando deixá-los no quarto de hotel. 

Algumas vezes, os espiões têm acesso ao quarto e podem roubar informações cruciais. Evite conectar-se à internet usando uma rede wi-fi pública, preferindo a conexão 3G.

Apesar de ser óbvio, é bom lembrar também que você nunca deve colocar cartões de memória e outros dispositivos com dados sigilosos em sua bagagem despachada. Além de se preocupar com a segurança de sua empresa, você estará também aumentando a sua própria segurança e bem estar com essas medidas simples.

Seguro viagem para equipamentos eletrônicos 

Se você viaja com frequência a trabalho, pode contratar um seguro viagem anual, mais econômico. Trata-se de um cuidado que garante apoio, no caso de acontecerem acidentes ou se surgirem problemas de saúde em várias viagens ao longo do ano. Você poderá realizar consultas e procedimentos médicos cobertos pelo seguro viagem, além de poder voltar para casa mais cedo no caso de uma emergência.

Um seguro viagem também oferece assistência no caso de extravio de bagagem e de documentos, além de outras vantagens. Confira promoções e faça uma cotação online no site da Compara, para encontrar o seguro viagem que melhor atende a suas necessidades.

>>> Leia mais sobre seguro viagem para equipamentos tecnológicos