< Volver a Viagem

Já pensou em fazer uma viagem de motorhome? Veja 3 pontos a se atentar

Você já pensou em fazer uma viagem de motorhome? Veja 3 dicas importantes que a ComparaOnline separou e prepare-se para botar o pé na estrada!

Escrito por Pedro Da Silva

Uma sensação comum ao viajar é a saudade de casa. Em inglês, já existe até um termo para isso: homesickness. Uma solução prática é organizar uma viagem de motorhome, que é, quase literalmente, uma casa em quatro rodas. 

Mesmo que não seja a sua moradia fixa, um motorhome tem quase tudo que uma casa comum possui: quarto, cozinha, banheiro e, por vezes, até sala de estar. Apesar de ser mais comum em países europeus e na América do Norte, essa modalidade de viagem aventureira está conquistando cada vez mais brasileiros. 

Por isso, se você quer ter o conforto de casa ao mesmo tempo que viaja pelas estradas do país (ou do mundo), considere esta alternativa! Confira as dicas que a ComparaOnline preparou para aproveitar seu passeio. 

1. Confira a sua documentação

Para viajar de motorhome, não basta alugar o veículo e botar o pé na estrada. É importante estar de olho na documentação necessária para dirigi-lo pelo território nacional e outros países, se isso estiver no seu roteiro.

Primeiramente, certifique-se de que a sua CNH está regularizada. É possível conduzir motorhomes com até 6000 kg de peso bruto total (PBT) com a carteira categoria B, que é a que a maioria das pessoas têm para dirigir carros no dia a dia. 

Contudo, lembre-se de que o PBT corresponde ao peso total que o veículo pode atingir em capacidade máxima. Dessa forma, não adianta contabilizar apenas o chassi do motorhome, e sim o seu peso com todos os móveis, acessórios e viajantes. 

Além disso, se você planeja viajar de motorhome para fora do Brasil, precisará emitir o PID (Permissão Internacional para Dirigir). Esse documento é aceito em países que assinaram a Convenção de Viena ou fazem parte do princípio da reciprocidade. Não deixe de verificar as exigências do seu destino.

Outros documentos

Se você for para estradas internacionais, lembre-se de que o PID não é o único documento a ser emitido. Confira na página do consulado do país que você deseja visitar quais são as exigências para turistas. 

Documentação do veículo

Além dos documentos do motorista e dos viajantes, o motorhome deve estar regularizado. Por isso, ao alugar ou comprar o veículo, não deixe de verificar se a documentação está de acordo com o que a legislação brasileira prevê.

Seguro Carta Verde

Se você planeja entrar em outro país do Mercosul com um motorhome, o seguro Carta Verde é obrigatório. Caso você se envolva em algum acidente, o seguro irá cobrir danos causados a pessoas, bens e estruturas terceiras. Este seguro não cobre danos ou despesas dos viajantes, ou seja, não substitui o seguro viagem.

viagem de motorhome

2. Organize gastos

Uma viagem de motorhome costuma ser de média a longa duração, afinal, veículos terrestres não são tão rápidos quanto aéreos. Uma das principais vantagens desse tipo de passeio é conhecer o máximo de destinos possíveis, parando em várias cidades. 

Com isso, é importante que você se organize financeiramente para comportar toda a viagem em seu orçamento. Assim como todo tipo de viagem, é possível gastar muito ou pouco. Tudo depende de como você deseja viajar e do seu planejamento.

Alguns custos que você deve adicionar ao seu orçamento ao fazer uma viagem de motorhome pelo Brasil ou pelos países vizinhos são:

  • aluguel/compra do veículo;
  • tipo de veículo;
  • combustível;
  • alimentação;
  • água;
  • diárias em campings;
  • seguro;
  • taxa de limpeza;
  • pedágios;
  • passeios.

Além disso, verifique os detalhes do aluguel do motorhome para entender possíveis gastos com a manutenção do veículo. Nunca viaje sem ter uma parte do orçamento reservada para mudanças de planos ou imprevistos que possam acontecer.

3. Utilize ferramentas de viagem

A última entre as nossas dicas sobre motorhome é sempre contar com ferramentas que te ajudem a navegar pelas estradas. Ao fazer o seu roteiro, trace não somente o caminho que você fará, mas:

  • postos de polícia e bombeiros;
  • campings que aceitam motorhomes;
  • estabelecimentos com banheiro;
  • mercados e restaurantes;
  • pousadas e hotéis;
  • pontos de parada seguros;
  • postos de gasolina;
  • condição das vias.

Se é a sua primeira viagem de motorhome, busque conselhos de outros viajantes que já embarcaram nesse tipo de aventura. Comunidades em redes sociais podem ser grandes aliadas para ter um passeio mais seguro e tranquilo. 

Outro detalhe de suma importância ao escolher essa modalidade de viagem é o seguro viagem, que irá proteger o motorista e os acompanhantes no trajeto. Assim, caso acidentes ou outros imprevistos aconteçam, o suporte necessário será provido.

Prepare sua viagem de motorhome com a ComparaOnline!

Quer fazer uma viagem de motorhome? Então, não deixe de contratar o seu seguro viagem aqui mesmo, na ComparaOnline. Temos diversas vantagens para você aproveitar e condições incríveis. 

Basta inserir as informações da sua viagem em nosso formulário para conhecer uma gama de opções de planos para seu passeio. Após escolher o que é ideal para você e seus acompanhantes, basta concluir o pagamento, que logo sua apólice será enviada! 

Seguro Viagem

Contrate o seguro viagem perfeito pra você. Compare assistência médica 24h, seguro bagagem, reembolsos e mais.

Ver ofertas
titulo