O que é ano sabático e como aproveitá-lo com viagens?

Você sabe o que é ano sabático e como aproveitar o período para conhecer outras cidades e outros países? Confira as dicas na ComparaOnline!

Elisa Matos

Elisa Matos

09 de maio 20234 min de leitura

o que é ano sabático

Você sabe o que é ano sabático? Em meio à rotina exaustiva com trabalho, estudo e tarefas domésticas, é comum que haja cansaço e vontade de tirar mais dias de férias. Caso você esteja nessa situação, saiba que existe um período que pode te ajudar!

Índice


    1. 1. O que é ano sabático?
    1. 2. Vantagens e desvantagens
    1. 3. Viagens para o ano sabático
    1. 4. Contrate os melhores seguros viagem na ComparaOnline!

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro

Ao entender o que significa ano sabático, uma série de atividades da lista de desejos podem ser planejadas e executadas como forma de aproveitar o tempo e deixar os problemas de lado. Para te ajudar, a ComparaOnline preparou dicas especiais!

O que é ano sabático?

Muitas vezes, as férias de final de ano e a cada 12 meses de trabalho não são suficientes para uma recuperação absoluta dos cansaços mental e físico. Com isso, o corpo e a mente pedem um tempo a mais para que tudo fique equilibrado e o bem-estar retorne. 

Nesse momento, é feita uma pausa para se afastar da rotina e olhar para dentro de si, seja para avaliar suas escolhas ou repensar os planos futuros. Esse intervalo é o chamado “período sabático”, no qual os dias são livres para descanso, diversão e para a realização de sonhos até então inviáveis devido aos compromissos diários.

Enquanto algumas pessoas preferem esvaziar as agendas e apenas ficar em casa próxima à família, outras optam por se aventurar pelo mundo. A viagem sabática geralmente é feita em maior tempo, para passar por diferentes países, respeitando o tipo de visto do viajante. 

O segredo para o roteiro do ano sabático, independentemente do tipo de viagem e das atividades a serem realizadas, é não ter pressa e prezar pelos momentos de qualidade. Afinal, trata-se de um momento para se desconectar das preocupações. Então, nada de correr para realizar diferentes passeios em um único dia, pois há tempo de sobra! 

Vantagens e desvantagens

Ao buscar entender o que é ano sabático, algumas dúvidas podem surgir, como quanto custa um ano sabático e como é possível tirar dias de descanso sem trabalhar. Elas estão relacionadas às principais vantagens desse período: flexibilidade e amplas possibilidades. 

Para tirar um longo período de descanso, é preciso ter planejamento para finalizar todas as tarefas pendentes, guardar o dinheiro necessário e organizar os próximos passos. Essa preparação não tem um tempo determinado, pois depende das fontes de renda e das ambições de cada pessoa. 

Por exemplo, um ano sabático pode ser mais econômico com viagens em épocas de baixa temporada e em países onde o real é valorizado. Mas algumas atividades podem encarecer a experiência, independentemente da época escolhida, como idas a restaurantes de luxo, passeios turísticos e compras. 

Assim, há diversas possibilidades para tornar esse momento possível. Pense em qual é a quantia viável para ser economizada, um período para obtê-la e faça uma lista das coisas que você deseja realizar. 

Com tudo isso, as desvantagens são a falta de renda fixa e a imprevisibilidade do período. Isso porque, ao não ter um salário, é preciso ter um controle financeiro ainda maior. Por isso, é importante providenciar uma reserva de emergência e evitar gastos desnecessários. 

Viagens para o ano sabático

Com as vantagens e desvantagens do ano sabático, é possível ponderar o que vale a pena nas viagens e atividades a serem realizadas. Caso tenha escolhido conhecer outras partes do mundo, a dica é optar por mochilões ou viagens multidestinos, evitando retornar ao Brasil mais de uma vez e gastar a mais com passagens aéreas. Algumas sugestões de destinos são:

Brasil

Se você sabe o que é ano sabático e o associa apenas a passeios no exterior, é hora de aproveitar as paisagens nacionais. Para quem gosta de praias, a sugestão é o Nordeste. Para os amantes do frio, o Sul do país possui diversos atrativos, como hospedagens de campo. Para aventuras, existem diversas opções de cachoeiras e esportes radicais nos estados do Sudeste e Centro-Oeste.

Europa

Ao pensar em mochilão, a maioria das pessoas pensa em uma eurotrip por países que sejam próximos uns dos outros. Por exemplo, iniciar o roteiro em Portugal e seguir para Espanha, França, Irlanda, Alemanha e Itália. Neste caso, use o país como porta para os vizinhos e tenha mais opções de passagens baratas, sejam de trem ou avião. 

África

Próximos à Europa, os países que mais atraem turistas no continente africano são o Marrocos e o Egito. Ao adentrar o território, outras opções bastante procuradas são África do Sul, Angola, Nigéria e Quênia. Engana-se quem pensa que esses locais só se destacam pelos animais em safári. Há muitas praias e ilhas com águas cristalinas.

Ásia

A Ásia possui diversos países que conquistam os viajantes pela conexão com a natureza e a cultura, como Indonésia, Índia, Tailândia, China e Japão. Para quem adora se aventurar experimentando comidas exóticas, evite comer apenas nos fast foods ocidentais e conheça os pratos típicos e a gastronomia de rua. 

América

Para quem ainda está inseguro e com dúvidas de como tirar um ano sabático, a sugestão é iniciar os passeios no Brasil e, aos poucos, ampliar para os países vizinhos. O mochilão iniciado na América do Sul, que segue para a extensão Norte do continente, é um dos mais realizados por viajantes iniciantes, devido à proximidade com a cultura brasileira.

Item indispensável para as viagens

Mais do que saber o que é ano sabático, é importante se preparar para aproveitar o descanso ao máximo. Durante o planejamento, não se esqueça do seguro viagem, que vai te ajudar na resolução de imprevistos com mala, voos e saúde. 

Contrate os melhores seguros viagem na ComparaOnline!

Gostou de saber o que é ano sabático e já está preparando o seu? Seja para passeios de curta ou longa duração, a ComparaOnline te proporciona maior proteção. Preencha o formulário para conferir os melhores planos de seguros viagem nacional e internacional e tenha tranquilidade nas suas férias!


Elisa Matos

Autor

Elisa Matos

Eu sou formada em Jornalismo e tenho especialização em Marketing Digital. Escrevo sobre produtos financeiros, seguros e viagens. Já morei em 9 cidades do Brasil e amo viajar o mundo. Minha missão é escrever com simplicidade para tornar a vida das pessoas mais fácil.

Procurando por um seguro viagem?

Compare ofertas das maiores empresas do mercado.

Cotar meu seguro