< Volver a Viagem

Governo estimula brasileiros com mais de 60 anos a viajar

Inclusão social de idosos é um dos objetivos do programa

Escrito por Pedro Da Silva

O Ministério de Turismo lançou a segunda edição do programa “Viaja Mais Melhor Idade” como incentivo aos idosos que desejam conhecer novos destinos.

Com o objetivo de movimentar o mercado brasileiro de turismo, especialmente nos períodos de baixa temporada, o programa vai oferecer oportunidades de viagem a um público cada vez mais numeroso, revelou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Para isso, serão oferecidos descontos e serviços exclusivos em pacotes turísticos para pessoas acima de 60 anos.

Alguns pacotes oferecidos no programa incluem passagem aérea, refeições e hospedagem; outros apenas passeios avulsos ou alguma vantagem específica. As opções são tão variadas que incluem até cruzeiros pelos rios da maior floresta tropical do país, com direito a safári fotográfico, um passeio de contemplação de botos e visita a um povoado indígena.

O projeto foi lançado pela primeira vez em 2007 e esteve vigente até dezembro de 2010, com um total de 599 mil pacotes de viagem vendidos no período. Com a retomada do projeto, o Governo quer incluir no programa novas agências de viagem, receptivos locais, parques temáticos, companhias aéreas, meios de hospedagem e locadoras de veículos.

Cuidados

Apesar dos inúmeros benefícios que a atividade turística pode gerar é recomendado que durante a viagem sejam tomados os mesmos cuidados em relação à saúde. O alerta é da geriatra da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, Cybelle Diniz: “Primeiro, o idoso não pode sair de férias dos remédios, tem que manter a medicação mesmo mudando a rotina. Segundo, se ele tem cuidados alimentares prescritos, não pode exagerar enquanto estiver no passeio”, finalizou.

Além dos cuidados com a saúde, é fundamental contratar um seguro viagem para estar protegido contra imprevistos. Acesse Compara e compare ofertas de seguro viagem de forma gratuita e sem sair de casa!