< Volver a Carros

Película automotiva: tipos e as regras para usar?

Escrito por Larissa Ferreira

Preencha os campos abaixo para receber seu e-book.

Insulfilm titanium, Insulfilm espelhado, protetor para o sol, película antivandalismo. Você sabe qual é a película automotiva certa para seu veículo? Antes de escolher, saiba o que o CONTRAN exige como padrões mínimos e veja algumas dicas para comprar.

Qual é a película automotiva ideal?

Muita gente que investe em uma película automotiva ou insulfilm apenas por questões estéticas, mas não sabe que o mercado oferece uma variedade de opções com funcionalidades que vão muito além da beleza, como por exemplo, proteção contra roubo, o bloqueio de raios ultravioleta (UV) e o controle térmico para amenizar o calor interno. Gostou da ideia? Mas, antes de tomar uma decisão, saiba quais são as leis específicas para o uso do insulfilm para carros.

Exigências do CONTRAN sobre o uso do insulfilm automotivo

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN)  a película automotiva não pode comprometer sua segurança e a do trânsito. Desse modo, são proibidas as películas espelhadas ou reflexivas porque impedem que o interior do carro seja observado por agentes de trânsito e podem atrapalhar a visão de outros motoristas nas vias.

Depois disso, a questão fica para a transparência mínima dos insulfilms para carros, sendo que no para-brisa é preciso ter 75%; nos vidros laterais dianteiros, 70%; e 28% nos demais.

A penalidade para películas automotivas fora das exigências é considerada grave com multa de R$ 195,23, perda de 5 pontos na carteira do proprietário. E ainda existe o risco de o carro ser guinchado caso a película não possa ser retirada na hora da fiscalização policial.

Ou seja, uma enorme dor de cabeça que pode ser evitada com a escolha do insulfilm permitido por lei.

Tipos de película automotiva mais comuns

O insulfilm para carros traz uma série de benefícios, mas, claro, você precisa pagar por eles, não é mesmo? Para escolher sua película automotiva, você precisará definir quais dessas vantagens são indispensáveis para seu carro.

Película Insulfilm básica e econômica

A película mais básica é aquela que atende, exclusivamente, ao fator estético que todos procuram. É preciso ter muito cuidado ao escolhê-las, pois o material de algumas delas acaba sendo muito inferior as que têm maior qualidade.

Insulfilm protetor de sol para carros

Este insulfilm para carros tem fator de proteção contra raios ultravioleta e controle térmico para o uso convencional, ou seja, ajuda a manter a temperatura do carro mais amena. Ainda há opções que oferecem uma maior proteção as chamadas películas anti-UV, de até 1.700 FPS e são aconselhadas para pessoas com pele mais sensível ou que passem muito tempo dirigindo seus veículos.

Película automotiva antivandalismo

O uso da película antivandalismo vem se popularizando entre os motoristas, principalmente aqueles que moram em grandes centros urbanos. Isso porque o acessório é composto por lâminas de poliéster que podem aumentar a resistência dos vidros contra impactos, potencializando a proteção dos veículos em casos de assaltos.

O que acontece é que, mesmo que o vidro se rompa com a pancada, a película permanece e evita o estilhaçamento. Isso dificulta o acesso do ladrão ao interior do veículo.

Insulfilm espelhado

A  gente explicou no início deste texto que  o uso do insulfilm espelhado é proibido pelo Conselho de trânsito por ser considerado uma película refletiva e que pode comprometer a segurança dos motoristas.

Insulfilm titanium

O insulfilm titanium é muito mais escura que a tradicional e por isso também está proibida pelo CONTRAN.

Custo da instalação de insulfilm para carros

Os valores alteram conforme o tipo de película automotiva escolhida, sua qualidade, marca, a área em que serão aplicados, e claro, a mão de obra do profissional de instalação.

Para um carro menor, como o Hyundai HB-20, a aplicação deve sair, em média, por R$ 690,00, enquanto para um Honda CR-V esse valor pode subir 30%.

O ideal, portanto, é fazer uma pesquisa entre as melhores lojas especializadas, pedir indicações de outros proprietários de veículos e negociar o preço, mas nunca a qualidade.

Lembre-se sempre das vantagens que a película automotiva pode trazer para seu veículo. Com o insulfilm avançado instalado, por exemplo, impactos de menor intensidade não irão estilhaçar a janela.

E se você tem um receio maior em relação a vandalismos e tentativas de furtos, o ideal é investir no modelo antifurto.

Leia também:

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/seguro-auto/2019/02/carros-personalizados/

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/seguro-auto/2018/12/acessorios-para-carros/

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/seguro-auto/2015/06/quais-sao-coberturas-basicas-e-opcionais-de-um-seguro-auto/