< Volver a Carros

Capa automotiva: qual é a melhor?

Escrito por Larissa Ferreira

Preencha os campos abaixo para receber seu e-book.

As capas automotivas protegem da maresia, poeira, sol e ainda ajudam na conservação do seu carro. Saiba quais são os modelos de capa para veículos mais vendidos no mercado, seus benefícios e quais cuidados tomar para comprar a melhor opção. 

Como funcionam as capas automotivas?

Basicamente, as capas para carros são mantas protetoras para a lataria dos veículos. Sua aplicação é bastante simples e parecida com a de um lençol elástico, bastando estender a sobre todo o auto para, então, prendê-la na base dos para-choques frontal e traseiro.

Disponíveis em uma ampla gama de materiais, funcionalidades e preços, as capas automotivas podem ser encontradas facilmente, seja na internet ou nas lojas de componentes automotivos. Aqui, vale observar a enorme variedade do segmento.

Por isso, durante a escolha de uma capa protetora para carro, fique atento aos critérios a seguir.

Dimensão

Os tamanhos das capas para veículos são aqueles padrões tradicionais de mercado:

  • pequenas, para hatches e sedans compactos;
  • médias, para picapes compactas, hatches e sedans médios e SUVs pequenos;
  • grandes, para sedans, SUVs e caminhonetes grandes.

Caso o seu veículo conte com uma carroceria muito específica, dê uma atenção especial às dimensões recomendadas, expressas na descrição do produto.

Material e tecnologia

Esses são critérios voltados ao propósito do consumidor. Atualmente, existem capas automotivas são comercializadas nos seguintes materiais:

  • couro sintético;
  • neoprene;
  • tecido;
  • lycra;
  • vinil;
  • TNT.

Cada um desses conta com diferentes propriedades químicas e, a depender da sua escolha, podem apresentar funcionalidades como:

  • bloqueio ou reflexão dos raios UV para os veículos estacionados em garagens descobertas;
  • permeabilidade, impedindo a absorção de umidade por carros estacionados em ambientes fechados;
  • impermeabilidade, para aqueles estacionados ao relento, sob a ação da chuva e do orvalho;
  • cadeados, sendo ideais para os veículos em exposição, pois impedem a visibilidade indesejada.

Como você deve ter percebido, não podemos determinar qual é a melhor manta do mercado, pois as diferentes especificações existem para atender públicos com necessidades distintas.

Quais são os maiores benefícios das capas para carros

Agora que você sabe quais são as principais capas para veículos no mercado, chega o momento de conferir as vantagens que esse acessório pode render ao seu carro.

Preservação da pintura

Chuva, umidade, maresia, poeira, pólen e afins! A pintura automotiva trava uma batalha contra as variáveis do clima. Apenas uma capa para carros é capaz de prolongar o brilho e a consistência da pintura no longo prazo, conservando o aspecto novo e combatendo manchas, riscos e desgastes.

Valorização de mercado

Como em um efeito cascata, o proprietário consegue frear a depreciação de seu veículo. Afinal, a impressão visual continua sendo a referência mais impactante para a concretização de uma venda no mercado de seminovos e usados.

Uma pintura sólida reflete na diferenciação do seu modelo frente aos demais, permitindo uma etiqueta de preço mais alta que as dos concorrentes.

Extensão da vida útil

Outro ponto que merece destaque é a sobrevida do automóvel. Perceba que a poeira e os detritos metálicos agem como inimigos silenciosos da mecânica em um automóvel. Com a capa automotiva, você impede o acesso dessas partículas e oferece uma proteção extra contra a oxidação dos componentes internos.

Não há como negar a importância e funcionalidade dessas mantas! E é por essa razão que recomendamos a compra desse acessório, que se demonstrará fundamental na conservação do seu veículo, garantindo simplicidade no momento da revenda, a um preço justo e sob alta procura.

Gostou desse post explicando a importância das capas automotivas? Então, continue a sua jornada pelo tema, conferindo os principais acessórios para carros!