< Volver a Carros

Como funciona a vistoria veicular em SP e pra que serve?

Escrito por Larissa Ferreira

Está pensando em comprar ou vendar um carro um carro usado? Então, vai precisar de um laudo de vistoria veicular na hora de transferir a documentação. Entenda como funciona a vistoria veicular de transferência no estado de SP, quais documentos são exigidos e quanto custa.

A gente já falou aqui no blog sobre como transferir os documentos do carro e neste post vamos explicar como funciona a vistoria veicular que é exigida pelo Detran durante o processo.

O que é a Vistoria veicular

A vistoria veicular tem como objetivo avaliar as condições do veículo e combater adulterações como, por exemplo, peças clonadas e itens tunados que não estejam regulamentados.

A vistoria veicular de transferência deve ser solicitada pelo novo proprietário do carro em uma das empresas Credenciadas de Vistoria (EVC). Se você mora no estado de São Paulo pode acessar o link abaixo disponibilizado pelo Detran e buscar a empresa credenciadas mais perto da sua casa.

Empresas credenciadas pelo Detran de SP que realizam a vistoria 

Após escolher a oficina, o próximo passo é agendar a vistoria veicular e levar os documentos abaixo:

Documentos necessários para a vistoria veicular

  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e o Certificado de Registro de Veículos (CRV).
  • Carteira de Identidade  do solicitante.

O que é verificado na vistoria veicular

  • A autenticidade dos documentos do veículo CRV/ CRLV.
  • Itens de segurança como: buzina, vidros, cintos de segurança, espelhos retrovisores, estepe,  triângulo, chave de roda, macaco, extintor de incêndio, faróis e lanternas.
  • A autenticidade de itens como: motor, chassi, etiquetas de identificação VIS, placas (dianteira e traseira) e lacração.

O laudo de vistoria emitido pelas empresas credenciadas é feito através de um sistema integrado com o Detran SP e conta com a biometria do perito responsável. E atento ao prazo, este laudo de transferência tem validade de 60 dias após sua emissão.

Quanto custa a vistoria veicular? O valor em São Paulo pode variar de R$100 a 180 reais. Mais um motivo para você Comparar!

Vistoria veicular de transferência versus Inspeção veicular

Como explicamos no início deste post, a vistoria é exigida para quem quer fazer a transferência de documentos do auto. Este procedimento verifica a autenticidade do do carro e também alguns itens de manutenção.

Já a inspeção veicular será obrigatória a todos os veículos, em território nacional, a partir dos 3 anos de uso até 2019. Esta inspeção deverá ser refeita a cada dois anos pelos Detrans de cada estado e sua aprovação será obrigatória para a obtenção do licenciamento.

A inspeção veicular foi criada para evitar acidentes pela falta de manutenção dos veículos e diminuir a emissão de poluentes.

E a transferência do seguro auto? Você sabe como funciona? 

A transferência do seguro auto pode ser feita apenas se o condutor do veículo antigo e for o mesmo do novo carro.

Para transferir seu seguro de carro é necessário ter em mãos a nota fiscal do veículo novo e em seguida, entrar em contato com o seu corretor, que vai realizar a transferência.  Vale lembrar, que pode haver alterações no valor final, já que o seguro auto é calculado de acordo com seu perfil e modelo do veículo.

Tem dúvidas? Leia nosso post!

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/seguro-auto/2014/12/como-transferir-o-seguro-carro-antigo-para-o-novo/

Acho que estes posts também podem ser do seu interesse!

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/seguro-auto/2017/01/tipos-de-vistorias-para-o-carro/

https://www.comparaonline.com.br/blog/seguros/seguro-auto/2015/11/como-vender-um-carro-com-dividas/