< Volver a Carros

Como acionar a franquia do seguro após uma colisão

Escrito por Larissa Ferreira

Bateu o carro, tem Seguro e não sabe como acionar a franquia do seguro? A equipe da Compara te ajudar a resolver o problema.

Seguro Auto

Encontre as melhores ofertas de seguro de carro por um preço justo. Faça uma cotação de seguro auto gratuita e 100% online, com resultados na sua tela.

Ver ofertas
titulo

Após uma colisão, o primeiro passo antes de ativar a franquia do seu seguro auto é procurar imediatamente às autoridades policiais e fazer um registro de ocorrência do sinistro. Caso o acidente tenha vítimas você deve ligar primeiro para o Samu, no 192 ou para os Bombeiros, no 193. Nesse caso, recomendamos que deixe o veículo onde está e espere a chegada da perícia.

Se a sua colisão não tem vítimas você deverá buscar o posto policial mais próximo para fazer sua ocorrência. O carro não funciona? Acione o serviço de reboque da sua seguradora. O acidente envolve terceiros? Pegue a identificação completa das pessoas envolvidas, nome completo, CPF, RG e telefones de contato. Peça aos terceiros que entrem em contato com a central de atendimento do seu Seguro Auto. Os atendentes do seguro podem orientá-los sobre as oficinas credenciadas mais próximas da sua localização.

Para acionar a franquia do seguro de auto você vai necessitar de documentos básicos como: Boletim de ocorrência do sinistro, o documento do carro e sua carteira de motorista. É importante ressaltar que cada caso é um caso e por isso você precisa verificar no atendimento da sua seguradora se há necessidade de mais algum documento para iniciarem a vistoria do seu auto.

A próxima etapa do processo de solicitação de franquia do seguro, após o envio dos documentos, é a verificação do auto pela equipe de vistoria do Seguro. Os técnicos credenciados irão analisar 3 fatores:

  1. Nessa etapa os técnicos fazem uma vistoria de constatação, ou seja, avaliam seu carro e verificam quais foram os danos causados pelo sinistro. Caso haja algum dano anterior a batida, causado por mau uso ou falta de manutenção do veículo, o seguro não será obrigado a repará-lo.
  2. Após a vistoria de constatação é feita uma previsão de conserto do seu carro. Caso o valor do conserto seja menor que o valor da franquia te aconselhamos a buscar um mecânico. Confira 4 dicas para contratar um bom mecânico.
  3. Caso o valor do reparo seja maior que a Franquia do seguro os mecânicos da Seguradora farão o conserto do seu carro após o pagamento da franquia. Se for constatado pelos peritos que os danos do seu carro são irreparáveis você receberá a indenização total do valor do seu carro. Esse processo pode demorar e algumas seguradoras oferecem o serviço adicional de carro reserva. Caso você não tenha contratado esse serviço, nós fazemos isso pra você na Compara.

Bateram no seu carro? Te ensinamos como cobrar a franquia do seguro de outra pessoa.

Tem mais dúvidas sobre seguro de carro? Leia 20 Dúvidas Frequentes sobre o Seguro do Carro