< Volver a Carros

Seguro Auto: Quem paga mais? Mulheres ou Homens?

Escrito por Pedro Da Silva

É sempre a mesma coisa: quando se pergunta quem paga mais caro no seguro auto, sempre dizem que as mulheres pagam mais que os homens mas nunca mostram números né? Pois hoje vamos ver se isso é verdade.

A Compara fez um levantamento de todas as simulações de seguro auto realizadas no site nos últimos 30 dias. Com esse levantamento chegamos a várias conclusões sobre quem paga mais pelo seguro auto.

Comecemos analisando cada faixa etária. Segundo os dados da Compara, independente da escolha da franquia, se Básica, Normal, Ampliada ou Reduzida, os jovens de 19 a 24 anos, tanto mulheres quanto homens, sempre terão um seguro mais caro em comparação a outros perfis.

mujero vs hombre graficos BR-1

Um dos principais motivos que deixa o seguro mais caro para essa faixa etária é que estão mais propensos a se envolver em acidentes de trânsito devido ao pouco tempo de experiência ao volante. Além disso, costumam dirigir em horários que favorecem o roubo como na madrugada, por exemplo, ao voltar de alguma festa ou tarde da noite na semana por conta da faculdade. Este público atualmente representa 7% das simulações totais.

Os preços vão diminuindo com o passar dos anos mas é importante lembrar que uma das coisas que as seguradoras avaliam é o histórico do motorista e até dão um bônus aos motoristas com bom histórico, portanto existe o risco de continuar pagando mais caro com o tempo devido a uma imprudência cometida na juventude.

Tipo de Franquia

Além da faixa etária, outro fator que pode encarecer o seguto auto é o tipo de Franquia escolhida. Das 4 disponíveis no mercado (Básica, Normal, Ampliada e Reduzida), o levantamento mostra que a Reduzida é a mais cara das franquias. Comparando-a com as outras, ficou assim:

  • ela é 263% mais cara que a Básica,
  • 19% mais cara que a Ampliada;
  • 14% mais cara que a Normal.

mujero vs hombre graficos BR-2

Em outras palavras, o que também deve ser avaliado na hora de contratar um seguro é o quanto você está disposto a pagar (qual franquia é a ideal) caso aconteça alguma coisa. Tudo vai depender das necessidades de cada cliente. Na Compara temos uma equipe para te ajudar nessa escolha.

Agora vamos ao fim do mistério: Quem paga mais, homens ou mulheres?

Vamos deixar que os números respondam. Dá uma olhada:

mujero vs hombre graficos BR-3

Como puderam ver, apenas na Franquia Básica é que o seguro fica mais caro para as mulheres e a diferença é de apenas R$ 27. Em todas as outras os homens pagam mais caro que as mulheres, então aquela história de que as mulheres pagam caro porque dirigem mal, é intriga da oposição.

Mas agora que os valores já ficaram comprovados, te mostramos os carros mais simulados em nosso site por gênero e uma média do valor do seguro para cada um deles:

mujero vs hombre graficos BR-4

Como viram, o Fiat Palio continua sendo o carro em que mais se contrata seguro auto no país, tanto por homens como por mulheres, seguido pelo Ford Fiesta.

Se estiver na dúvida de qual seguro contratar, veja as opções do nosso site.