< Volver a Carros

Taxistas de São Paulo terão que adotar medidas parecidas as do Uber

Escrito por Pedro Da Silva

Desde o dia 5 de abril, os taxistas da cidade de São Paulo estão obrigados a receberem cartões de débito e crédito como pagamento das corridas. A lei que obriga esta modalidade de pagamento além de trazer comodidade aos passageiros trás também mais segurança para ambos uma vez que os motoristas não andarão mais com uma quantidade alta de dinheiro em espécie e os passageiros também não precisam se preocupar em andar com dinheiro para pagar as corridas.

Como funciona essa obrigatoriedade?

Desde novembro a prefeitura anunciou as novas regras e os taxistas tiveram mais de 3 meses para providenciar as máquinas para o pagamento das corridas com cartões de crédito e débito. Além da modalidade de pagamento os taxistas também estão obrigados a oferecerem carregadores de celulares aos passageiros.

Agora ao entrar em um taxi na capital paulista, você não precisa mais perguntar se ele possui a maquina, pois é lei. Caso os motoristas sejam flagrados sem os equipamentos eles deverão pagar uma multa de R$32,40 e recebem 5 pontos no prontuário da prefeitura; em caso de reincidência, o valor da multa e os pontos são dobrados.

Caso você pegue um taxi que não ofereça a opção de pagamento com cartão de débito e crédito você pode fazer uma reclamação à prefeitura por e-mail (dtpsac@prefeitura.sp.gov.br) ou pelo telefone (11 – 2692.3302). A fiscalização aos motoristas quanto às novas obrigatoriedades continuará sendo feita pelos agentes da prefeitura.

Todo mundo sai ganhando

O decreto que determina a obrigatoriedade das maquinas de cartões para os taxistas é um ganho para todos. Os taxistas aprimoram e oferecem cada vez mais um serviço melhor aos cidadãos e com mais segurança para eles mesmos – já que não andarão com volume tão alto de dinheiro em espécie e com isso passam a ser menos alvos de assaltos e até mais convidativo aos clientes, pois a falta de dinheiro vivo acabava por ser um impedimento na hora de escolher pelo serviço.

Já os usuários contam com a praticidade de também não ter que andar com grandes quantias de dinheiro. A verdade é que atualmente usamos os cartões para tudo, então a medida vem como uma ajuda e tanto.

Outras medidas já entraram em vigor

Os motoristas de taxis receberam novas regras de conduta que já estão válidas desde o início deste ano. As novas regras determinam que os motoristas da capital paulista precisam trabalhar sempre com roupa social ou esporte chique (calça jeans, camisa social, sapatênis ou sapato social); manter a barba e os cabelos sempre aparados, camisa abotoada e limpa. Cheiros fortes como cigarro, perfumes exagerados e suor também devem ser evitados.

As regras são boas para todos, uma vez que o cliente fica mais feliz com o bom atendimento que recebe e decide por usar mais o serviço; e aí quem ganha são os motoristas. Fica bom pra todo mundo.

O que acha destas mudanças?