< Volver a Carros

Grávida pode dirigir?

Escrito por Pedro Da Silva

Será que grávida pode dirigir? São muitos os cuidados na gestação e com eles vem um monte de dúvidas do que pode ou não ser feito. Vem também a enxurrada de palpites e conselhos que muitas vezes, ao invés de ajudar, deixam a mulher ainda mais perdida. Não há nenhum tipo de regra estabelecido pelo DETRAN para dizer se a grávida pode dirigir ou não, mas há algumas recomendações que devem ser seguidas para garantir os cuidados na gestação.

Leia também:

Qual a principal orientação?

A principal e maior recomendação para saber se a grávida pode dirigir, é seguir a orientação do médico. Somente ele conhece exatamente o estado da paciente, as limitações e dificuldades da gravidez para determinar se dirigir pode significar um risco para os cuidados na gestação que ela precisa seguir.

Grávidas devem dirigir só até o 8° mês de gestação?

A verdade é que não há nenhuma contra indicação ou mesmo limitação dizendo que a grávida pode dirigir até o 8º mês, porém é uma recomendação dos especialistas que leva em consideração todas as mudanças que sofre o corpo da mulher. Nesta fase da gestação a mulher já está com a barriga bastante grande e por este motivo diante de um acidente, há o risco de um choque da barriga com o volante que pode ocasionar o descolamento da placenta ou o rompimento da bolsa antes da hora.

Algumas mulheres sentem-se mal durante os 3 primeiros meses, com náuseas, enjoos e até desmaios. Para estes casos é melhor evitar a direção e seguir como passageira até que se sinta melhor. O trânsito exige muita concentração e o bem estar do motorista, por isso ao menor sinal de indisposição a melhor opção para a gestante é optar por não dirigir.

Uma dica para quem tem carros com o volante ajustável é, enquanto grávida, deixar o volante o mais distante possível da barriga para evitar ao máximo a aproximação do corpo com ele e assim assegurar que mesmo diante de uma freada brusca a barriga e bebê estarão protegidos. Esse é uma atitude a se tomar para manter os cuidados na gestação.

Grávida pode dirigir usando o cinto de segurança comum?

No caso das grávidas é importante observar a forma correta de ajustar o cinto de segurança sobre o seu corpo, mais especificamente, sobre a barriga.

O cinto de segurança deve ser o de 3 pontas, que é o mais seguro. A faixa de baixo deve estar sempre abaixo da barriga e nunca sobre ela, pois em caso de um acidente a trava pode machucar. A outra faixa deve ser ajustada entre os seios e passar pelo lado da barriga, e mais uma vez não deve ser posicionado encima da dela. Ajustando o cinto de segurança de forma correta a grávida pode dirigir tranquila e confortável.

A importância do seguro do carro

Como já contamos aqui, é importantíssimo ter uma seguradora que cubra qualquer eventualidade que você possa ter enquanto está dirigindo ou mesmo quando o carro está estacionado e sofre com a ação de terceiros. Grávida pode dirigir, mas sempre com muita segurança.