< Volver a Carros

O escândalo Volkswagen: como ele afeta o mercado?

Escrito por Pedro Da Silva

Mesmo que você não seja um aficionado por carros ou acompanhe as notícias do mercado automobilístico provavelmente escutou sobre o escândalo com os motores da Volkswagen. Se não, fique tranquilo que te explicamos como a fraude Volkswagen foi descoberta e os seus desdobramentos.

O que é o escândalo Volkswagen?

Após longa investigação a montadora admitiu ter adulterado os resultados sobre a emissão de poluentes em mais de 11 milhões de veículos a diesel em todo o mundo nos mais variados modelos que pertencem ao grupo.

A montadora confessou colocar um software nos carros com motor a diesel que altera os resultados sobre a emissão de poluentes, e por isso, mesmo quando submetidos a teste eles eram aprovados. O mecanismo foi bastante planejado já que ele consegue detectar quando o carro está sendo inspecionado e apenas nestes momentos controla a emissão de gases que o carro libera na atmosfera.

A denuncia surgiu pois segundo a Agência de Proteção Ambiental – EPA  dos Estados Unidos quase 500 mil carros operados com motor a diesel desobedeciam os padrões estabelecidos pelo país para circular. A desconfiança surgiu da diferença entre os valores de emissões encontrados nos testes de rodagem e os oficiais.

Aqui no Brasil os nossos carros praticamente não foram afetados pois as nossas leis não permitem veículos leves com motor a diesel, somente as picapes e SUVs são aprovadas para rodarem com este combustível, além de caminhões e ônibus. O único modelo vendido pela montadora aqui com motor a diesel é a picape Amarok.

rsz_sa_banner

E como a fraude Volkswagen afeta o mercado?

As ações da montadora despencaram desde então, com uma queda superior a 20%. Como um efeito cascata outras bolsas de valores europeias também caíram em função da fraude Volkswagen. Além disso, a BMW e a Daimler também sofreram queda, já que utilizam o mesmo tipo de motores EA 189 e respingou também na França, nas montadoras Peugeot e Renault, já que o país está disposto a investigar o mercado automobilístico em busca de possíveis fraudes.

As consequências

Os danos pelo escândalo Volkswagen serão certamente colhidos por anos. Além de perder milhões na bolsa de valores a montadora terá de pagar pelo reparo dos motores sem contar na perda inestimável em reputação e credibilidade perante o seu mercado no mundo inteiro. E imagem, convenhamos, não é uma coisa fácil de se construir.

Nos EUA, a Volkswagen terá que consertar todos os carros gratuitamente por meio de um recall. A montadora está sofrendo investigações também na Alemanha, onde está a sua sede e de lá podem vir mais desdobramentos do caso.