< Volver a Carros

Viajar o Mundo: Carro Ideal e Documentos Necessários

Escrito por Pedro Da Silva

A vontade de dar a volta ao mundo é um assunto antigo mas nunca se falou tanto sobre isso como nos últimos tempos. Existe até uma expressão para esse sonho: Wanderlust. Ela é derivada do alemão: ‘’wandern’’ que significa vagar e ‘’lust’’ que significa desejo. Em outras palavras, é como se denomina aquele forte desejo de viajar, de explorar o mundo.

Existem empresas que vendem pacotes aéreos que possibilitam conhecer os 5 continentes mas uma das maneiras preferidas dos apaixonados por viajar é realizar esse sonho de carro. Embora pareça loucura, já foi provado que é possível.

O casal Leonardo e Rachel, do blog Viajo logo Existo, é de São Paulo e está na estrada desde maio de 2013 para uma viagem de 3 anos e meio pelos 5 continentes. Além do blog, eles já lançaram 2 livros nesse período compartilhando as suas experiências, inclusive eles registram tudo em uma planilha, desde os quilômetros rodados até a quantidade de dias sem banho. Outro casal que também iniciou a aventura em São Paulo foi a Grace e o Roger, donos do blog Challenging Your Dream e autores de 2 livros sobre o assunto. Os brasileiros, Michelle e Roy do Mundo por Terra, também colocaram o carro pra rodar e estão super satisfeitos. São três boas fontes de pesquisa para quem tem esse sonho.

Se você também quer conhecer o mundo sob 4 rodas e fazer parte dos amantes de Overland Trip,  aqui vão algumas dicas para encontrar o carro ideal e alguns cuidados de segurança:

 carro motor potente

Seu carro deve ser capaz de enfrentar todo tipo de obstáculo: estradas boas, ruins, sem pavimentação, buracos, lama, neve, montanha, realizar longas distâncias, carregar um peso considerável  e permitir algumas adaptações.

Defender 110 Tdie

A maioria dos que fizeram essa viagem recomendam os carros com motor 300 TDI porque além de potente, ele é de fácil manutenção, o que diminui um bocado de dor de cabeça quando se está longe de montadoras ou concessionárias. O Land Rover Defender 110 Tdie o Toyota Land Cruiser estão entre os mais usados nestas viagens.

 carro adaptado

Seu carro será a sua casa, então ele vai precisar de algumas adaptações já que a ideia é só usar hotéis em extrema necessidade e assim baratear os custos do projeto.  O básico seria: uma barraca, cozinha adaptável com todos os seus utensílios e eletrodomésticos, algumas gavetas e/ou armários, além de isolamento térmico e acústico. Outras coisas podem ser colocadas mas isso seria realmente o básico. A partir daí você pode avaliar quais acessórios seriam necessários para cada adaptação.

carteira internacional de habilitação

A Carteira Internacional de Habilitação (CIH) ou Permissão Internacional de Direção (PID), nada mais é do que a sua carteira de habilitação comum em forma de passaporte, traduzida para alguns dos idiomas mais usados no mundo ou nos países mais frequentado por turistas. Em muitos lugares é possível dirigir apresentando apenas a CNH mas é importante ter a internacional caso seja solicitada.

seguro auto internacional

O sucesso de uma viagem como essa está justamente nos detalhes e na segurança e por isso é muito importante a contratação de um seguro viagem para eventuais problemas. Você vai passar muito tempo fora de casa e é importante ter com quem contar em momentos difíceis, especialmente os que envolvem a saúde.

Com relação ao carro, um seguro auto também é essencial, sem contar que a contratação de alguns seguros automotivos são obrigatórios em determinados países. Confira:

–       CARTA VERDE

 

seguro Carta Verde é obrigatório nas fronteiras entre países do Mercosul. Sem a apresentação dele e do certificado emitido pela segurador, o veículo é impedido de circular no país de destino.

Este seguro cobre a responsabilidade do proprietário ou condutor do veículo de carros estrangeiros, por danos causados a pessoas ou objetos não transportados. As seguradoras devem ter convênio com as seguradoras dos países do Mercosul para que possíveis problemas no destino sejam resolvidos.

–       COBERTURA CONTRA DANOS A TERCEIROS

Em determinados países, quem viaja usando um carro estrangeiro, precisa ao menos ter um seguro que cubra danos causados a terceiros. Vale pesquisar seguros que ofereçam essa opção para que você possa fazer uma viagem tranquila.

É claro que uma viagem como essa envolve muitos outros detalhes, onde o seu estilo de vida vai influenciar na escolha do que for melhor para você, mas ao menos agora você já tem uma ideia do que é essencial analisar na escolha de quem vai te conduzir às melhores experiências.