< Volver a Carros

Baterias sob capô captam energia para reduzir consumo

Escrito por Pedro Da Silva

Com o desenvolvimento da tecnologia, a tendência é que os carros fiquem cada vez mais avançados e com custos acessíveis. Atualmente um desses avanços são os carros híbridos, que mesclam o uso de combustível com energia elétrica. 

Embora a tecnologia chamada de sistema micro-híbrido já esteja disponível há muitos anos, elas só começaram a ser utilizadas com esse fim recentemente. Essas baterias que ficam sob o capô do veículo conseguem ligar e desligar o motor do carro em momentos oportunos, como por exemplo nos semáforos. Além disso, o custo dessa estrutura vem baixando muito nos últimos tempos – atualmente custam aproximadamente US$ 496 o quilowatt-hora, mas já estão 60% mais baratas se compararmos com o quanto custavam em 2010.

No geral, esse novo sistema obtém uma economia de combustível de até 15% com o armazenamento de energia e consegue tornar o processo de parada e partida do veículo mais eficiente. 

A diferença entre os híbridos tradicionais e esse sistema que combina dois tipos de motores é que os primeiros não conseguem manter a utilização da eletricidade em velocidades mais elevadas, pois necessitam de um conjunto de baterias mais potente, o que aumentaria seu peso e custo. Já em micro-híbridos os componentes elétricos são menores e proporcionam economia de combustível similar a um custo menor. São facilidades que, assim como o seguro do auto, ajudam o motorista a manter o veículo com um bom desempenho.

No passado, um sistema de partida e parada já foi utilizado por empresas como General Motors e Ford. O fato de que essas baterias estejam cada vez mais acessíveis ajuda na hora de incorporá-las aos veículos e o desenvolvimento dessa tecnologia cria sistemas cada vez mais otimizados, que aproveitam a energia do freio e desligam o motor com mais frequência. 

A indústria de automotivos prevê que os próximos passos no desenvolvimento dessa tecnologia avançada serão freios 

regenerativos melhores e a possibilidade de utilizar a bateria para prover energia para outras funções do carro, como o rádio e o ar condicionado. Outra previsão otimista é que até 2025 1 a cada 6 carros já combine motores elétricos e de combustão. Enquanto isso não acontece, não esqueça de verificar se o seu seguro do auto está em dia para andar tranquilamente com o seu carro.