< Volver a Carros

Como comprar um carro com mais de 10 anos?

Escrito por Pedro Da Silva

Ao comprar um carro de mais de 10 anos é comum esperar problemas, como pneu desgastado ou riscos na pintura. Não é à toa que o seguro de carro para esses modelos costuma ser mais caro. Carros mais antigos podem, inclusive, apresentarem defeitos mais graves, que se não forem rapidamente notados podem acarretar em grande prejuízo financeiro.

Sem conhecimento técnico, as possibilidades de comprar um carro com problemas é ainda maior. Por isso, é importante conhecer os principais problemas que podem pesar no bolso e saber identificá-los. Dessa forma, o seguro automotivo pode ser usado apenas para imprevistos maiores.

Motor cansado: Quando o motor está com goldas internas, o conserto pode custar mais de R$ 4 mil. O principal indício disso é o motor barulhento e com ruído. Se o desgaste interno for pequeno, o problema só pode ser localizado por especialistas.

Carro de enchente: Alguns veículos ficam submersos em enchentes e em seguida são vendidos em leilões. O principal problema está no fato do circuito elétrico parar de funcionar, mas também podem ocorrer outros problemas como máquina de vidro emperrada, porta que não trava etc.

Acidente de grandes proporções: Antes da compra, é extremamente importante verificar se o automóvel sofreu um grande sinistro. Detalhes como para-lamas dianteiros, solda e capuz do motor devem ser verificados. Reparos podem haver, o problema é se esses detalhes estiverem muito comprometidos, acarretando em maior desgaste, instabilidade e insegurança para quem dirige.

Câmbio automático defeituoso: O teste drive não deve ser deixado de lado. Entre os pontos mais importantes, está o câmbio automático. É essencial verificar se ele faz trocas de marcha nas rotações adequadas.

Luz do airbag acesa: Caso a luz fique acesa, o airbag deve ser reparado numa oficina especializada, de preferência credenciada pelo seguro do auto, já que o serviço não costuma ser barato.

Alguns problemas podem ser verificados de maneira independente pelo motorista. Mas sempre que surgirem dúvidas, não deixe de contratar um especialista qualificado. Esse gasto inicial se mostrará muito menor em relação ao que seria gasto posteriormente após uma compra mal feita.