< Volver a Carros

4 conselhos para pagar menos em um carro adaptado

Escrito por Pedro Da Silva

A vantagem de optar por um veículo adaptado é pelo conforto e segurança em função da restrição motora de cada condutor. Outro fator importante é o desconto que as montadoras oferecem e a isenção de impostos que somados podem representar entre 25% e 27% no valor final da nota fiscal.

Carros adaptados não são exclusivos para pessoas com deficiências físicas já que eles também podem ser uma opção cômoda para motoristas com mobilidade reduzida, provocada por cirurgia ou doenças como artrite e artrose.

O que é necessário para solicitar o desconto?

O primeiro passo é obter um laudo médico que comprove as necessidades do motorista para um veículo adaptado. Com esse documento em mãos é necessário pedir alteração na CNH porque essa informação deve estar presente na carteira de habilitação.

Para conseguir que a carteira tenha essa especificação, o motorista deve ir a uma clínica que mantenha convênio com o Detran para que sejam realizados os exames e dois médicos devem assinar o certificado sobre a necessidade de um carro adaptado.

Comprovar

No entanto, para poder ter direito ao desconto é preciso passar por um exame prático e se aprovado solicitar a autenticação do Detran. Para isso, o motorista deve retornar a clínica e pedir seis cópias do laudo médico e seis cópias da CNH para finalizar o processo com um delegado do Detran.

Qual é o desconto oferecido?

O desconto é oferecido em base a isenção de impostos como o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), ambos tributos federais, e também ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

No entanto, para conseguir a isenção de impostos o motorista deve primeiro ir a uma unidade da Receita Federal e logo depois a Secretaria da Fazenda Estadual levando consigo todos os documentos pessoais e também uma carta de intenção de compra emitida pela concessionária na qual especifique os dados do veículo que será comprado. Uma vez obtida toda a isenção fiscal, o cliente fecha a venda com a loja.

Descontos

Ademais é possível solicitar também a isenção do IPVA, para isso basta apresentar a nota fiscal do veículo e dar entrada no processo junto ao DETRAN no seu estado.

Para finalizar, lembre-se que é fundamental contratar um seguro auto para o seu veículo. Faça a cotação com Compara e solicite a um dos consultores a cobertura com prestação de serviços exclusivos para portadores de necessidades especiais, que pode incluir carro reserva com direção hidráulica, cambio automático e táxi para locomoção.