< Volver a Carros

Como não cair nas armadilhas do GPS?

Escrito por Pedro Da Silva

Em 2014, um fato chamou atenção de todo o Brasil. Uma família estava dentro de carro e o motorista estava sendo guiado pelo GPS. Mas a tecnologia acabou indicando um caminho por uma estrada sem iluminação ou sinalização. Isso acarretou em acidente que tirou a vida de toda família, com exceção do motorista, após o veículo perder o controle ao passar numa ponte.

O GPS é certamente uma ferramenta útil para o dia a dia. Tanto é que diversas empresas de seguro de carro oferecem desconto para quem compra o equipamento. Mas como utilizá-lo de forma otimizada e não cair em possíveis armadilhas.

Aplicativos com atualizações sobre estradas

Esse tipo de aplicativo é cada vez mais popular, portanto fácil de encontrar. O Google Maps, por exemplo, informa em tempo real sobre problemas nas rodovias. Já o Waze é um aplicativo com o mesmo objetivo, mas atualizado por usuários. O GPS não costuma atualizar esse tipo de informação instantaneamente.

Preferência às vias principais

Além de serem mais movimentadas (dependendo do horário, vias mais vazias podem ser perigosas), as ruas principais recebem mais atualizações de usuários de aplicativos, portanto são menos improváveis de apresentarem surpresas. E se houver algum imprevisto e o seguro do auto tiver que ser acionado, também é mais recomendado aguardar a resposta em local movimento.

Verifique o trajeto antes de sair

Isso pode ser feito de maneira bastante simples. Não significa que é necessário fazer um estudo aprofundado do trajeto, basta fazer uma breve pesquisa em mapas como o Google Maps para ter ideia do caminho e evitar maiores surpresas.

Vale lembrar que o GPS é um equipamento que tem a tendência de deixar o seguro de carro mais econômico, já que facilita a recuperação de um automóvel roubado, vantagem para o motorista e para a seguradora. Então basta ficar atento a alguns detalhes antes de usá-lo em regiões desconhecidas para evitar maiores surpresas e desfrutar de todas as vantagens que essa tecnologia pode trazer ao nosso dia a dia.