< Volver a Carros

5 dicas do Procon para contratar o seguro do carro

Escrito por Pedro Da Silva

Comprar um carro é o sonho de muita gente. Mas o que poucas pessoas sabem é que a compra do seguro automotivo é tão importante quanto a compra do carro em si. O motivo é que o seguro é responsável por cuidar de todo e qualquer imprevisto e deixar a direção mais segura e tranquila.

Sabendo da importância da assistência, o Procon-SP divulgou algumas dicas essenciais para levar em conta na hora de contratar o serviço. Confira abaixo as cinco dicas.

1. Informação

Informação é tudo. Antes de contratar qualquer seguro, é de extrema importância verificar se a seguradora possui registro da Superintendência de Seguros Privados (Susep). A informação pode ser checada em seu site oficial. Além disso, para ter o máximo de informação em mãos, também é importante ler todo o contrato, suas condições gerais e a minuta da proposta para tirar toda e qualquer dúvida antes de fechar negócio e evitar ao máximo arrependimentos futuros.

2. Pesquisa

A pesquisa também ocupa um lugar de importância na hora de contratar o seguro do auto. Utilize Compara para comparar as suas propostas preferidas e que mais se encaixam em seu perfil para chegar a uma conclusão acertada. Verifique os preços e serviços oferecidos por cada seguradora e chegue a uma conclusão sobre o melhor custo benefício. E confira cada detalhe, como se há previsão de carro reserva, por exemplo.

3. Fenômenos da natureza

Coberturas e exclusões devem ser verificados. É importante se certificar se há coberturas em enchentes ou casos de queda de árvore, por exemplo. Caso esses cenários não estejam incluídos na cobertura, é possível negociar.

4. Prazos

Também é importante ter atenção aos prazos. O prazo para aceitação deve ser indicado na proposta e não ser acima de 15 dias a partir da data do recebimento. Se houver recusa, o valor já pago deve ser devolvido.

5. Questionário

Há fatores que contam no desconto sobre o prêmio, como local em que o carro fica estacionamento, sexo do motorista e sua idade. Na hora de preencher o questionário de avaliação de riscos, é importante dar informações totalmente verídicas.

Seguindo as dicas acima, o contrato do seguro se torna algo mais transparente e as chances de surpresas no futuro, mais difíceis.