< Volver a Carros

5 dicas para proteger o seu carro durante manifestações

Escrito por Pedro Da Silva

Indiferente da tendência política de cada um, quem nunca ficou com medo de encontrar com uma manifestação justo enquanto está dirigindo? Nessa situação, o motorista não sabe se o melhor é dar ré… procurar o primeiro desvio… ou estacionar o carro e esperar a multidão passar.

Para evitar sustos, o motorista deve estar informado sobre os danos que pode sofrer e o que cobre o seguro caso o veículo seja afetado por atos de vandalismo. Para que você rode protegido, separamos 5 dicas valiosas sobre o assunto, confira abaixo!

1. Veículo (beeem) longe das avenidas principais

Se você trabalha ou vive próximo a avenidas ou ruas que são utilizadas para manifestações, prefira estacionar o seu carro (beeem) longe dali em dias de aglomeração. Isso porque, mesmo em reuniões pacíficas, é possível que existam atos de vandalismo ou confrontos com a polícia e se esse for o caso, o seu carro pode sofrer graves danos.

A melhor dica para os dias de grandes manifestações, é deixar o seu carro protegido em estacionamentos fechados e de preferência em espaços subterrâneos. Caso não seja possível, escolha ruas estreitas e residências porque poucas vezes elas são cenário para distúrbios.

Por exemplo: se você mora em São Paulo, evite circular ou estacionar o seu carro próximo à Avenida Paulista. 😉

dica estacionamento

2. Deixe um extintor extra no porta-malas

Durante os distúrbios é comum que alguns grupos montem barricadas, que atuam como obstáculos defensivos, para dessa forma separar os manifestantes da ação policial. Como na maioria das vezes essas trincheiras improvisadas são montadas com fogo, isso pode provocar um incêndio se o seu carro está próximo.

Contar com um extintor no porta-malas pode reduzir a ação do fogo enquanto os Bombeiros são acionados. Mas lembre-se, nada substitui a ação de profissionais, por isso, mesmo com um extintor no carro, é necessário ligar para o 193.

3. Atenção redobrada com a segurança do carro

Em dias de protestos você deve ficar ainda mais atento com a proteção do seu carro, porque alguns ladrões aproveitam o momento de distúrbios para roubar veículos. Por isso, se o seu carro for ficar na rua, confira se o alarme está funcionando bem e use trava antifurto para volante e pedal. Proteção nunca é suficiente! 😉

manifestações

4. Contrate o seu seguro sem informações falsas

Nós repetimos esse conselho uma e outra vez, mas nunca é demais reforçar! Ao contratar um seguro auto é importante que o motorista informe dados reais, principalmente aqueles relacionados ao endereço, CEP pernoite e local de trabalho.

Por que é tão importante? Porque ao informar os dados corretos, a seguradora calcula qual é o risco de determinado endereço e assume ou não essa contratação.

Mas dessa forma se o cliente mora em uma região perigosa o seguro pode ficar mais caro? Sim, pode. No entanto, ao informar o endereço correto a companhia assume o risco do endereço e os trajetos que o motorista faz para ir ao trabalho.

5. Seguro morreu de velho: leia a sua apólice

No momento de contratar o seguro para o seu carro, aproveite o conhecimento do seu consultor e faça perguntas sobre todas as coberturas que estão contempladas na apólice. Mas, quando o assunto é cobertura contra atos de vandalismo, tumultos e depredações, não são todas as companhias que assumem os danos. Por isso é importante consultar o seu executivo para tirar dúvidas sobre a cobertura.

Para motoristas que possuem a cobertura comprensiva (ou completa como também é conhecida), eles estão cobertos para casos de incêndio e explosão ou danos no chassi, carroceria, motor e caixa de cambio.

seguro auto

Ficou com dúvidas sobre a cobertura do seu seguro auto? Com Compara você pode contratar um seguro sem sair de casa e comparar todas as apólices antes de decidir qual é a melhor para o seu perfil. Com a gente você também conta com atendimento personalizado, já que os nossos consultores estão disponíveis por chat, e-mail e telefone, e pode fazer quantas perguntas quiser!;)