< Volver a Carros

9 dicas de limpeza para conservar o seu carro

Escrito por Pedro Da Silva

Preservar um automóvel através da limpeza exige diversos cuidados para que eles permaneçam com aparência de novo e boas funcionalidades por mais tempo. Conheça algumas dicas de limpeza para conservar o seu carro por mais tempo em boas condições:

1. Painel de instrumentos: o painel de instrumentos merece atenção especial quanto à limpeza. Deve ser limpo com um pano úmido para retirar o pó acumulado e isso deve ser feito com cuidado para não arranhar o item.

2. Interior: a limpeza do interior é importante, pois previne o aparecimento de odores que mais tarde podem ser difíceis de eliminar e até impurezas que podem ter efeito corrosivo no automóvel.

3. Tapetes de borracha: nunca abra mão dos tapetes de borracha. Servem para manter a limpeza (e facilitá-la) e são úteis principalmente durante o inverno. Para limpá-lo, basta retirar do carro e passar uma mangueira sobre o mesmo, pois a pressão da água faz com que todas as impurezas sejam removidas.

4. Proteção nos tapetes: além de lavar os tapetes e aspirar todo o interior do carro, uma boa prática é usar uma espuma de proteção em cada tapete. Essa espuma faz com que as sujeiras sejam acumuladas de forma mais demorada.

5. Vedações das janelas e portas: as borrachas usadas para vedar janelas e portas devem ser limpadas com regularidade. O óleo nunca deve ser usado para essa tarefa, pois danifica o material.

6. Pele dos assentos: ao limpar o interior do veículo, é importante atenção aos assentos. Devem permanecer sempre secos, principalmente os feitos em pele. Mantê-las secas aumenta a sua durabilidade e impede que rasguem. Para a sua limpeza, deve ser usado um pano seco e protetor específico.

7. Estofados sem marcas: para evitar marcas e manter o estofo sempre limpo, é recomendado o uso de produtos de limpeza específico para tecidos.

8. Cuidados com crianças: ao andar com crianças, principalmente em viagens longas, é normal que acabem por acumular sujeiras. Para evitar mais trabalho posterior na limpeza, coloque uma toalha embaixo do lugar delas.

9. Limpeza no inverno: não deixe de limpar o automóvel no inverno. Na verdade, a limpeza durante o inverno é ainda mais importante do que nas outras estações do ano. A chuva e lama podem contribuir para que peças do veículo se desgastem e haja aparecimento de ferrugens.

Mas nem toda a limpeza consegue prever contratempos. E é aí que entra a importância do seguro veículo. O seguro veículo previne contra roubos e acidentes e é a peça que falta para que o carro possa ser usado com segurança e tranquilidade. 😉