< Volver a Carros

4 dicas para vender o seu carro usado

Escrito por Pedro Da Silva

Você está querendo vender o seu carro? Antes de anunciar o veículo, há diversos detalhes que devem receber atenção, como a documentação, multas e se o seguro do auto está em dia. Confira abaixo um breve guia sobre como vender o seu automóvel de acordo com o seu caso.

1. Estou com pressa para vender

Se você quer vender logo, o ideal é entrar em contato com uma concessionária. Esse tipo de empresa é acostumada a trabalhar com um grande fluxo de pessoas, por isso, provavelmente os vendedores terão alguns clientes potenciais para o automóvel que você deseja vender. Outro benefício é saber que uma equipe de profissionais orientará sobre todos os processos prévios necessários.

Ao mesmo tempo, o valor recebido pela venda do carro será menor, já que a concessionária trabalha com margens de lucro. Tudo dependerá do que seja mais importante para você, neste momento.

2. Não tenho pressa para vender

Se você não tem pressa, pode receber um valor maior pelo carro, já que o lucro dos lojistas não será descontado. Vender diretamente para uma pessoa física sempre sai mais vantajoso financeiramente.

Para isso, faça o seu anúncio e aguarde as ofertas. O anúncio pode ser feito de diversas formas. Placa nos vidros do carro, leilões ou mesmo anúncio na internet. E não esqueça de deixar toda a documentação e o seguro do automóvel em dia.

Se optar por esta modalidade, procure saber todos os passos para atender à burocracia do processo. Trâmites de transferência, taxas, formas de pagamento e tudo o que tenha a ver com a venda. É fundamental entregar o automóvel com tudo resolvido e estar seguro que o bem figura já no nome do comprador.

3. Quanto vale o meu carro?

Para saber quanto vale o carro, pesquise preços de modelos parecidos, com equipamentos semelhantes e do mesmo ano. A pesquisa pode ser feita na internet ou em lojas físicas. E não deixe de verificar a tabela Fipe como referência!

4. Como vender pela internet?

Vender na internet pode ser uma boa solução, já que trata-se do meio de pesquisa mais utilizado sobre o assunto. Para que a venda online seja bem sucedida, é importante:

– Imagens: quanto mais, melhor. As pessoas vão desejar ter a experiência de conhecer o carro, por isso tire o máximo de fotos gerais e de detalhes.

– Descrição: uma boa descrição também conta. Uma descrição honesta, com todas informações sobre o carro como tempo de uso, reparos realizados, riscos e amassados é importante.

– Documentação: ela deve estar toda em dia. Isso vale para o seguro de carro e IPVA, assim como a assinatura de Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo.

Seguindo as dicas acima, você conseguirá vender o seu carro e usar o dinheiro recebido para realizar os seus sonhos!