< Volver a Carros

Por que você não deve alternar gasolina comum com aditivada?

Escrito por Pedro Da Silva

Provavelmente você já recebeu a sugestão de alternar gasolina comum com aditivada. Mas na verdade isso é um erro. Geralmente o seguro do auto não altera o valor a partir do tipo de combustível, mas usar apenas um tipo de combustível pode ter ligação direta com isso, já que alterná-las pode atrapalhar na limpeza das peças dos sistemas de combustão.

Ou seja, se o seu automóvel utiliza gasolina aditivada, continue optando por ela, seja o modelo do carro novo ou antigo. Mais que isso, quem utiliza gasolina aditivada também deve tomar cuidado e sempre abastecer o carro em locais de confiança para não correr o risco de comprar combustível adulterado.

E se você utiliza gasolina aditivada de vez em quando, o ideal é começar a utilizar sempre. A gasolina comum costuma deixar resíduos nos bicos injetores, o que tem consequência direta no funcionamento do motor, que pode ficar irregular. Ao abastecer o veículo com gasolina comum, o motor fica sem proteção e sujeito à sujeira, aumentando as chances de você ter que entrar em contato com o seguro de carro para resolver problemas com algum componente.

E quem nunca usou gasolina aditivada, como deve proceder? Nesse caso, é necessário passar por uma fase de transição, para que toda a sujeira armazenada no motor se desprenda aos poucos e não corra o risco de provocar entupimentos.

Para a transição, o ideal é abastecer com 50% aditivada e 50% comum. Se não houver problemas de rendimento, a quantidade de aditivada deve aumentar até chegar em 100%. O tempo de transição varia de acordo com cada veículo e o motorista deve julgar o tempo necessário.

E não acredite na história de que a gasolina aditivada entope os bicos injetores. Na verdade, o combustível comum é a variedade que tem histórico de engasgar o motor após o acúmulo de resíduos, fazendo com que o seguro do automóvel seja acionado para prestar socorro. Pelo contrário, ao utilizar a gasolina aditivada (de boa qualidade) ao lado de manutenção correta do veículo, os bicos injetores precisarão de menos manutenção.

Utilizar a gasolina aditivada com frequência é recomendado para todos os modelos de carros, dos mais populares aos de luxo. Ela pode também melhorar o desempenho do carro, emitir menos poluentes e economizar combustível.