< Volver a Carros

Por que não é bom andar com o carro frio?

Escrito por Pedro Da Silva

Você sabe o que significa o “uso severo”? O termo é mostrado no manual do carro e significa que serviços de manutenção deverão ser antecipados após serem acionados pelo  seguro do auto porque o veículo foi usado em situações extremas.

Não há um guia definitivo que afirme o que pode e não pode ser feito, pois as recomendações variam de acordo com a classificação do óleo lubrificante e da potência do motor. Mas alguns cuidados podem ser tomados em todos os casos.

Dirigir com o carro frio pode ser um motivo para acionar uma oficina autorizada de seu seguro de carro mais cedo. O motor deve trabalhar com mínimos 90 graus de temperatura, pelo menos idealmente. Essa temperatura faz que a queima de combustível seja completa.

Ao usar o carro frio e para pequenos percursos, há gotas do combustível que não são queimadas e contaminam o óleo lubrificante. A principal consequência disso é a diminuição de sua vida útil. Nesse caso, o óleo deve ser trocado a cada quatro meses ou a cada 5.000 quilômetros rodados.

E o problema vai além. Carros que andam pequenos percursos com frequência tendem a passar por mais manutenção por problemas não apenas no motor, como também nos pneus e bateria. Quando o carro anda pequenas distâncias, o motor não consegue chegar a sua temperatura ideal e por isso não lubrifica as peças da maneira correta e esperada.

Dicas para melhor funcionamento!

Quer adiar o contato com o seguro do automóvel para solicitar uma visita à oficina? Então veja algumas dicas abaixo para não estragar os componentes do seu carro por andar com ele frio.

O ideal é que o carro fique ligado por pelo menos 20 minutos. Esse é o tempo recomendado para não desgastar os seus itens.

O óleo tem um prazo especificado pelo fabricante para ser trocado. Guie-se por esse prazo, não pela quilometragem atingida. Quando o óleo vencer, troque o quanto antes.

A gasolina também fica velha. Por isso, nunca encha o tanque se não esperar usar o automóvel com muita frequência. Se ficar um mês parado, a gasolina perde algumas de suas características e pode entupir bicos no filtro e na boia. O álcool dura mais que a gasolina, mas também envelhece. O ideal é abastecer o seu carro para uma semana.

Cuidar bem do carro, seguindo as instruções da montadora e abastecendo na medida certa é a chave para que ele tenha maior vida útil e não desvalorize muito com o tempo. Para cuidados extras, não deixe de contratar o melhor seguro de auto para as suas especificidades. Um carro assegurado deixa o motorista mais tranquilo, e o bolso também!