< Volver a Carros

Compartilhamento de carros elétricos chega ao Brasil

Escrito por Pedro Da Silva

O compartilhamento de bicicletas já se tornou comum na maioria das cidades brasileiras. E agora chegou a vez dos carros. Nos últimos dias de 2014, passou a funcionar em Recife o compartilhamento de veículos elétricos, algo ainda inédito no Brasil e conhecido no exterior como car sharing.

Ótima alternativa para desafogar o trânsito e produzir menos poluição nas grandes cidades, os carros elétricos devem se tornar uma realidade cada vez mais comum no país. E por isso todo o setor deverá se adaptar à nova realidade em diversos fatores, como o funcionamento do seguro do auto e coberturas.

O modelo de sistema de compartilhamento de carro elétrico já é usado na Europa e Estados Unidos e consiste em um motorista pegar um carro em uma das garagens espalhadas pela cidade e devolvê-lo após o período previamente determinado. Ainda esse ano, o sistema também deve começar a ser usado no Rio de Janeiro. Algo parecido já existe em São Paulo mas o compartilhamento é apenas para veículos movidos a combustível.

A escolha de Recife para inaugurar o sistema de compartilhamento se deu após projeto do Porto Digital e com o objetivo de melhorar e buscar alternativas para o caótico trânsito da cidade. Segundo estatísticas recentes, o trânsito da capital do Pernambuco está pior do que outras capitais bem mais populosas, como São Paulo.

Os testes começaram em dezembro de 2014 e os carros compartilhados, que eliminam gastos como seguro do automóvel e IPVA, devem começar a circular em março desse ano. Para usar, os motoristas deverão aderir ao plano mensal de R$ 30 mais R$ 20 de taxa extra por uso. Se for concedida carona, o valor pode ser dividido (o sistema é capaz de identificar quem vai fazer um trajeto parecido para economizar ainda mais espaço nas ruas).

Por enquanto questões como o grande peso da bateria e dúvidas sobre o papel e funcionamento do seguro de carro ainda estão abertas, mas certamente o compartilhamento de carros elétricos tem um futuro promissor ao ajudar na preservação do meio ambiente e para desafogar o trânsito brasileiro.