< Volver a Carros

É possível parcelar a franquia do seguro auto?

Escrito por Pedro Da Silva

Quando um condutor se envolve em um acidente de trânsito e aciona o seu seguro automotivo, sabe que é necessário realizar o pagamento da franquia do seguro. Porém, se essa ocorrência se der em um momento financeiramente difícil, o que fazer? O parcelamento da franquia é uma opção possível e, muitas vezes, não conhecida pelos donos de seguro de carro.

Você sabe como acionar a franquia do seguro após uma colisão? Leia nosso post com o passo a passo.

Para que o parcelamento seja possível é necessário realizar a negociação diretamente na oficina mecânica responsável pelo conserto de seu carro. Isso porque, a franquia  do seguro é paga para ela e não para a seguradora do seguro do veículo.

Não existe uma regra definida quanto ao número de parcelas possíveis nesses casos, ela irá variar caso a caso em cada oficina. Geralmente o parcelamento é oferecido em até três vezes, mas é possível encontrar locais com quatro ou cinco parcelas. Nesse momento a dica é a negociação, pois somente assim é possível chegar a condições que se adequem a seu bolso.

SA BR

Outra possibilidade pouco conhecida, oferecida pelo seguro do automóvel é o desconto no valor da franquia do seguro. Levando seu carro às oficinas credenciadas a seu seguro, é possível ganhar descontos entre 20% e 40%, sendo as opções mais comuns as que variam entre 20% e 25% para parcelamentos ou pagamentos à vista.

O desconto também pode ser concedido aos motoristas que não precisem de carro reserva durante o conserto do carro. Nesse caso, em vez de utilizar o benefício do reserva durante o período em que o carro está na oficina, o condutor recebe o desconto pela seguradora. Vale a pena estar atento a esse item quando contratar um seguro, especialmente se o motorista possuir outros veículos e não depender somente de um para realizar sua rotina.

Para saber como funciona o sistema de franquias? Leia nosso post.

Ou seja, a escolha de um seguro automotivo é composta de muitos detalhes que fazem toda a diferença na tranquilidade da resolução de problemas, quando acontece um acidente de carro. Por isso, é muito importante estar atento aos benefícios, valores e condições oferecidas pelas seguradoras antes de tomar uma decisão de qual é a franquia ideal para o seguro do seu carro.

Se você ainda não adquiriu o seu seguro ou está pesquisando sobre as possibilidades oferecidas pelo mercado, visite Compara. O site oferece uma ferramenta de comparação e cotação online que irá facilitar sua escolha.