< Volver a Carros

Conheça o aplicativo que bloqueia o celular enquanto o usuário dirige

Escrito por Pedro Da Silva

Você fala ao celular enquanto dirige? Apesar de ser considerada uma infração de trânsito (multa de R$ 85,13 além de – 4 pontos na carteira de habilitação), a ação ainda é comum tanto entre motoristas jovens quanto adultos – com uma frequência maior entre os novatos.

Instituições e operadoras de seguro automotivo alertam: condutores inexperientes que se distraem para atender ao celular (ou até mesmo sintonizar o rádio ou regular o ar-condicionado) têm 700% de chances a mais de se envolver em um acidente de trânsito, sendo necessário realizar a famosa chamada de auxílio à companhia de seguro do auto.

Volante sem distração


O estudo, realizado pelo pesquisador Charlie Klauer e publicado no The New England Journal of Medicine, acompanhou 42 jovens motoristas recém-habilitados (com idades entre 16 e 17 anos), e 167 motoristas mais experientes. Foram observados os hábitos dos condutores, enquanto dirigiam os veículos.

Os resultados foram convincentes: foi descoberto que os jovens passam cerca de 10% do tempo da direção com os olhos voltados para outros itens e situações, sem ser a estrada. De fato, o risco é visivelmente aumentado.

O simples fato de digitar uma mensagem de SMS quadriplica o risco de acidentes. Quando é realizada uma ligação, o risco de acidentes ou deslizes que os provocam sobe para 8 vezes!

Aplicativo bloqueia ligações durante condução

Apesar do Brasil ainda não ter realizado um estudo nacional sobre o tema, a atenção também é mantida à questão. Prova disso é um aplicativo para Android disponibilizado pelo Denatran, chamado “Mãos no Volante”.

Ao instalar o aplicativo no aparelho, o condutor ficará impossibilitado de atendê-lo enquanto dirige, já que o mesmo não tocará. As pessoas que ligarem ou enviarem mensagens SMS receberão uma mensagem automática, avisando que o condutor está no volante. Os contatos podem ser retornados ao fim da viagem.

Seguro de carro para jovens motoristas

Ao contratar o seguro do automóvel, os motoristas inexperientes sentem o bolso pesar. Usualmente, motoristas jovens pagam mais às seguradoras, exatamente pelo maior risco de acidentes e sinistros.

Como a proteção é necessária, tanto para os automóveis como para o próprio condutor, a dica para reduzir os custos é a mais óbvia possível: dirigir com segurança! Enquanto o jovem condutor conduz com cautela – sem acionar a seguradora – a empresa enxerga que o segurado não oferece grandes riscos, reduzindo assim os valores das apólices.