< Volver a Carros

Como não deixar o vidro do carro embaçar?

Escrito por Pedro Da Silva

No inverno, a visibilidade de muitos motoristas fica limitada, por causa da chuva, da geada e do frio. Se você ainda não tem seguro de carro, previna-se obtendo um bom seguro nessa época.
Um dos problemas mais comuns dos dias frios é o embaçamento dos vidros. Isso acontece por causa da diferença de temperatura dentro e fora do veículo: quando a temperatura externa está mais baixa que a da cabine, as gotículas de água, presentes no ambiente sob a forma de umidade do ar, condensam, passando do estado gasoso para o líquido ao entrar em contato com a superfície mais fria do vidro, embaçando-o por dentro.

seguro do automóvel ajuda você a dirigir tranquilo, assim como alguns acessórios, como um desembaçador. Mas se você não conta com o item, pode tentar igualar as temperaturas interna e externa usando o ar-condicionado, que vai resfriar o ar da cabine, aproximando-o da temperatura do ar do lado de fora do carro, ajudando, também, a direcionar o fluxo de ar-condicionado para o para-brisa.

O ar-condicionado também diminui a umidade do ar interno, o que melhora a visibilidade através dos vidros. O ar quente do aquecedor do veículo às vezes é usado para fazer as gotículas de ar condensado evaporarem, voltando ao estado gasoso. Mas geralmente elas condensam de novo e por isso o ar quente não é considerado uma boa solução.

Uma boa ideia é abrir um pouco as janelas, se possível, para que a massa de ar quente dentro da cabine se dissipe e ar frio do exterior entre, eliminando o embaçamento.

Manter os vidros bem limpos também minimiza os problemas de embaçamento, pois a sujeira é realçada pelo vapor, prejudicando ainda mais a visibilidade. Algumas pessoas sugerem passar sabão líquido no vidro, mas ele pode manchar, piorando o problema. Já existem produtos anti-embaçamento seguros, à venda em postos de gasolina e lojas de artigos para carros.

Prepare seu carro para os meses de inverno e dirija tranquilo. Escolha também um bom seguro do auto no site Compara. A cotação é gratuita e feita na hora.