< Volver a Carros

4 dicas pra instalação de acessórios no seu carro

Escrito por Pedro Da Silva

Você comprou o carro dos seus sonhos e está feliz da vida. Como o modelo é básico, você logo pensa em dar uma incrementada na máquina para ficar mais potente, ter mais presença e ser mais notada. Mas, você pode fazer realmente tudo? O seguro de carro todas as alterações?

Vamos por parte. Os carros saem das fábricas e lojas com a documentação com as características específicas do automóvel. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito – CBT qualquer alteração que for feita na estrutura do veículo precisa ser comunicada com antecedência e se faz necessária a autorização do órgão executivo do Sistema Nacional de Trânsito – SNT e Departamento Nacional de Transporte – Denatran. Então, se você pensou em turbinar o motor do seu possante ou rebaixar a suspensão, tenha em conta:

1. Em relação aos equipamentos

Uma prática que vem se tornando comum nas concessionárias é a instalação de alguns equipamentos como conjunto elétrico, direção hidráulica, retrovisores elétricos e ar condicionado. Se o serviço for feito em estabelecimentos independentes o cuidado precisa ser dobrado, pois nem sempre estão equipados adequadamente. Neste caso, é importante contar com o respaldo das montadoras, já que muitas vezes o cliente perde a garantia não só dos itens trocados, como também de todo o carro.

 

2. Equipamentos ou acessórios?

Procure entender bem a diferença entre equipamentos e acessórios. Os equipamentos são opções que podem ser instaladas oficialmente na montadora e devem ter manutenção em lojas autorizadas. Já os acessórios são feitos a parte, como serviços adicionais, escolhidos por você.

 

3. Não improvise, contrate um profissional

Até com os acessórios mais comuns, como CD player, alto-falante e rádio você precisa tomar cuidado na hora da instalação. Todo serviço elétrico que não for bem feito pode trazer problemas para a injeção eletrônica e air bag, queimar fusíveis ou provocar curto circuitos, além de fazer você perder a garantia oficial. E não se esqueça que quando você fizer o seguro do automóvel esses acessórios devem ter contratação específica mediante prêmio adicional.

 

4. Outros itens x Cobertura

Outros acessórios como rodas esportivas, blindagem, kit de Gás Natural Veicular – GNV, tacógrafo e carrocerias também não são cobertos pelo seguro do auto se não estiverem estipulados na apólice, e você vai pagar mais caro por isso.

Um carro bem equipado com acessórios modernos é tentador, mas o mais importante são as boas condições mecânicas e documentação em dia. Só assim você vai desfrutar plenamente dos seus acessórios preferidos. 😉