< Volver a Carros

Vale a pena trocar aulas práticas pelo simulador?

Escrito por Pedro Da Silva

Com certeza você já ouviu falar do simulador de direção em autoescolas e as diferentes opiniões em torno do assunto. Há quem defenda seu uso, enquanto outros não acreditam em seus benefícios. Polêmicas a parte, é importante saber que o equipamento foi criado com a melhor das boas intenções, para ajudar a formar bons motoristas e treiná-los em um ambiente seguro antes de sair no trânsito.

Se os pilotos de avião treinam em simuladores de voo, por que os motoristas não treinam em simuladores de direção? É normal ter receio de dirigir logo que se tira a carteira de motorista, afinal, o número de aulas não é suficiente para vivenciar várias situações de trânsito, como por exemplo, dirigir na estrada com chuva. Com o simulador você “vive” essa experiência sem correr riscos de acidentes e sem precisar usar o seguro do auto se provocar uma colisão.

Mas não são só os novatos que tiram vantagem do simulador. O aparelho é usado para treinamento e aperfeiçoamento de motoristas profissionais, além de ser usado em pesquisas e estudos sobre o comportamento dos condutores e desenvolvimento de novos veículos. Também ajuda o motorista a desenvolver suas habilidades sensoriais e motoras, treinar os controles, e por em prática o conhecimento teórico.

O simulador é um software de treinamento com a mesma tecnologia dos jogos de corrida modernos, e semelhante a um carro normal com limpador de para-brisas, pedais, freio de mão, farol, câmbio e cinto de segurança. A diferença é que os erros ou infrações cometidas são mostrados em uma tela, assim você descobre onde precisa melhorar e pode se dedicar mais aos seus pontos fracos.

Segundo resolução do Conselho Nacional de Trânsito – Contran em 2013, o uso do simulador deveria ser obrigatório antes das aulas práticas de direção. O prazo máximo para as autoescolas se adequarem era até junho de 2014. Porém, foi apresentado um Projeto de Decreto Legislativo anulando a decisão do Contran. Foram alegados o alto custo do equipamento, a demora para atender os mais de doze mil estabelecimentos, além do questionamento da eficiência do simulador, tornando assim seu uso facultativo.

Cabe a você que vai tirar carta, ou já tirou mas não se sente preparado para enfrentar o trânsito, decidir o que é melhor a fazer. A pressa de sair pelas ruas pode ter consequências pouco agradáveis. Lembre-se que para fazer o seguro de carro para quem tem a primeira habilitação pode sair ainda mais caro se houver infrações ou acidentes. E por falar em seguro do automóvel, não deixe de consultar o nosso formulário para obter as melhores cotações do mercado.