< Volver a Carros

Como perder o medo de dirigir?

Escrito por Pedro Da Silva

Algumas pessoas parecem ter nascido para dirigir um veículo. São calmas ao volante, e não têm medo de enfrentar o trânsito. Já outras precisam de uma ajudinha extra para sair por aí dirigindo um automóvel, e lidando com a enorme quantidade de informações — marchas e pedais do carro, sinais e placas de trânsito, movimentação de outros veículos, ciclistas e pedestres, além de conhecer o caminho para o próprio destino etc.

Outras pessoas têm algum trauma, por terem vivenciado um acidente de trânsito ou perdido um ente querido em um acidente. Seja qual for o caso, é sempre necessário ter um bom seguro de carro para lhe dar mais confiança. Pessoas que trafegam em carros sem seguro podem ver aumentada sua ansiedade, e podem ter ainda mais dificuldades em perder o medo.
O medo de dirigir tem até um nome “científico” — amaxofobia — e atinge mais mulheres que homens. Para te ajudar, confira 4 dicas:

1. Pratique em ruas perto de casa. Se o medo for muito grande, você pode realizar tarefas simples, como apenas tirar e colocar o carro na garagem. Quando se familiarizar com as marchas e com o controle do volante, passe a dar voltas pelo quarteirão, caso sua rua seja tranquila. Se não, peça para alguém em quem possa confiar dirigir com você até uma vizinhança tranquila, onde possa praticar. Com um seguro do auto você sentirá mais confiança ao fazer isso.

2. Mantenha a respiração calma e profunda, desligue o rádio se a música atrapalhar seu foco, e conscientize-se de que você é capaz e que, um dia, vai aprender e dirigir com tranquilidade, assim como bilhões de outras pessoas em todo o mundo. Converse com motoristas experientes e pergunte se tinham ansiedade no início. A maioria vai responder que sim, e que com o tempo foram se sentindo cada vez mais confiantes.

3. Especialistas concordam que 20 aulas de direção não bastam para transformar ninguém em motorista. Contrate aulas adicionais junto à sua auto-escola, específicas para o trânsito.

4. Se seu medo não ceder com o tempo, pode ser necessário ter aulas dadas por agências especializadas em pessoas com fobia de dirigir. Se precisar de apoio psicológico, também não hesite em buscar ajuda. Com força de vontade e o suporte adequado, você estará dirigindo em pouco tempo.

Agora, aumente sua tranquilidade com o seguro do automóvel mais adequado para seu perfil. Faça hoje mesmo uma cotação gratuita no Compara. 😀