< Volver a Carros

Como organizar as bagagens no porta-malas?

Escrito por Pedro Da Silva

No momento de viajar, organizar as malas em um carro, independente do tamanho pode ser uma pequena preocupação. Isso acontece pela disposição das malas no veículo de forma que não atrapalhe os viajantes e que a organização seja funcional até o final da viagem. Em caso de famílias, essa tarefa deve receber ainda mais atenção, já que cada integrante deve ter a sua mala e esta deve ser de fácil acesso caso se faça necessário.

Um cuidado pertinente no momento de organizar as bagagens no porta malas é educar o espaço para que seja bem utilizado. Comece inserindo malas de mais peso e de maior tamanho ao fundo, para que estas não acumulem espaço entre elas e não desperdicem o porta-malas no geral. Isso também evita que as malas se desloquem e causem ruídos ou pequenos acidentes, em caso de malas que possuem objetos frágeis, esse cuidado deve ser ainda maior para evitar prejuízos.

A malas menores e mais leves devem ser acomodadas acima, priorizando encaixes inteligentes para que também possam otimizar o espaço. Para organizar as bagagens menores no porta-malas, o motorista pode aproveitar para inserir nestas todos os itens que podem vir a ser utilizados durante o percurso. Roupas, acessórios, medicamentos e produtos de primeiros socorros devem estar à mão para que sejam de fácil acesso, caso necessário. Inclusive, para famílias é aconselhado ter uma mala pequena com itens que serão de uso geral de todos durante o trajeto.

Outras formas de organizar as bagagens no porta-malas de forma eficiente é preocupar-se com a segurança. Para evitar acidentes e também problemas com a polícia rodoviária, verifique se as malas não atrapalham a visão dos vidros traseiros, se não correm o risco de deslocamento e se não estão dispostas de forma a atrapalhar qualquer momento da viagem. Evite também carregar vidros e inflamáveis em excesso no porta malas, essa ação pode resultar em pequenos acidentes.

Caso seja necessário, há cordas e tiras elastizadas para segurar as bagagens dentro do porta-malas. Em curvas, descidas ou subidas, será fácil manter toda a bagagem no lugar e não desenvolver preocupações em relação ao porta-malas durante toda a viagem.