< Volver a Carros

4 dicas para trocar de carro no final do ano

Escrito por Pedro Da Silva

Você está prestes a receber seu 13° salário e já decidiu que vai juntá-lo ao restante de suas economias para trocar de carro. O período é muito bom, principalmente se a aquisição em questão for por um automóvel zero quilômetro, que não precisa de manutenção e o seguro do auto tem custo menor.

Isso porque as montadoras precisam bater suas metas anuais e nessa época do ano concedem descontos especiais, taxas de juros zero ou bem mais baixas, para atrair mais clientes. Ganha você e quem decidiu pela compra de um seminovo, que segundo a Associação dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado de São Paulo (ASSOVESP), são os carros que rodaram entre cinco mil e trinta mil quilômetros, com apenas um dono. Assim, quem gosta de andar sempre com um 0Km, pode dar o seminovo de entrada para adquirir um novo, e quem o compra tem um carro com boas condições a um preço justo.

Mas não se deixe levar pela euforia e emoção de dirigir um carro novo, e primeiro avalie se o que você tem agora satisfaz ou não suas necessidades, e se está em bom estado de conservação, antes de meter os pés pelas mãos.

 

Confira 4 dicas que podem ajudar na sua decisão:

1- Condições de pagamento: se puder compre à vista, é sempre melhor e você ainda pode ganhar um desconto. Porém, não deixe de avaliar as condições do financiamento, que podem ter uma promoção de até 50% de entrada e o saldo devedor com uma baixa taxa de juros. Para ver se as parcelas valem a pena, considere o Custo Efetivo Total (CET) que inclui além da taxa de juros outras cobranças e impostos.

2- Consórcio: se você pode esperar mais pelo seu carro novo o consórcio é uma opção a ser pensada. Você paga pela taxa de administração e não há juros. Porém, as prestações não são fixas e sim indexadas ao valor do veículo.

3- Calcule bem seu orçamento: pesquisas indicam que um automóvel traz, em média, uma despesa de aproximadamente 3% do seu valor, o que inclui combustível, manutenção, seguro de carro, impostos, licenciamento, etc. Portanto, some tudo com suas outras contas para não passar aperto.

4- Desvalorização: ao sair da fábrica o carro já está desvalorizando, por isso, não pode ser tratado como um investimento. Além disso, falhas na mecânica e multas são alguns pontos que diminuem o valor de revenda. Modelos importados e esportivos também se desvalorizam rápido.

Qualquer que seja sua opção, reserve uma quantia para o seguro do automóvel e não esqueça que acessórios adicionais devem constar na apólice para serem segurados. Pense com calma para usar bem suas economias na compra do seu novo carro e escolha o modelo mais adequado ao seu estilo de vida.