< Volver a Carros

Como funciona uma corretora online de seguros?

Escrito por Pedro Da Silva

Neste mundo moderno, as pessoas têm cada vez menos tempo para resolver as questões cotidianas e se amparam nos serviços online. Com opções que vão desde a compra de livro ou roupas, viagens ou reservas de hotéis, já é possível, também, fazer o seguro do automóvel online.

Esta modalidade é uma prática comum na Europa e vem ganhando terreno no mercado brasileiro, onde o consumo virtual tem apresentado crescimento exponencial. Basta o cliente fazer as cotações, escolher o orçamento mais adequado, pagar com cartão ou boleto bancário, imprimir a apólice e o contrato está feito.

Mesmo sendo um processo simples, é preciso tomar alguns cuidados na hora de fazer o seguro do auto pela internet. Certifique-se de que a corretora é habilitada pela Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, órgão que fiscaliza e controla o mercado de seguros, vinculado ao Ministério da Fazenda. Você consegue essa informação com o CNPJ e o registro da corretora escolhida.

Os preços dos seguros podem apresentar bastante variação, por isso, avalie as condições de pagamento e principalmente as assistências e coberturas oferecidas. O perfil do cliente é muito importante para determinar valores e não vale a pena omitir dados, que podem influenciar na cobertura do sinistro.

Antes de contratar o seguro em uma loja física, experimente fazer uma consulta online. Você vai se surpreender com a velocidade, variedade e quantidade de respostas e opções. Quando você compara, fica mais fácil escolher o serviço mais adequado.

No sistema tradicional você tem um tratamento mais personalizado e um corretor com horários flexíveis, já que é possível dar assistência pelo celular. Porém, sua proposta de seguro pode demorar mais para ser aprovada porque a cotação é mais morosa, e se você fechar contrato com alguém que trabalha sozinho, o atendimento pode não ser imediato.

Já na contratação de seguro online, o atendimento é feito durante a semana, em horário comercial, através de chats e outras formas de comunicação. A proposta sai mais rapidamente e se for preciso acionar o seguro você sempre tem um corretor disponível.

Para fazer um orçamento com as melhores corretoras de seguro de carro vale consultar o site do Compara, que oferece um simulador gratuito para você escolher a melhor oferta. Independente da sua opção, não dá para ficar sem seguro. Leia a proposta de contrato com muita atenção, verifique se os dados do seu automóvel estão corretos e seja mais um assegurado online! 😀