< Volver a Carros

Os 10 maiores recalls de carros na história

Escrito por Pedro Da Silva

Quantos de nós já passamos pela situação de comprar um produto, como um celular ou uma roupa, e a peça vir com defeito? Com os automóveis, apesar do seu tamanho e do custo elevado, também é assim. Podem apresentar falhas que só são notadas pelos usuários ou montadora muito depois de milhões de unidades já estarem circulando nas ruas.

Já que muitas dessas falhas são perigosas, as montadoras criaram uma estratégia para recolher os carros e realizar o conserto ou substituição das peças. São os chamados “recalls”, que infelizmente, são mais comuns do que se pensa. Mesmo de posse de um bom seguro automotivo, ninguém está livre do risco de ver seu veículo chamado para uma revisão forçada.

Conheça os maiores recalls da história:

1. General Motors (2014): 1,7 milhão de carros da montadora apresentaram falhas no sistema de segurança.

2. Ford (outubro de 2009): esse foi o maior recall da história automobilística. Mais de 14 milhões de carros apresentaram uma falha que podia levar a um incêndio.

3. Toyota (2014): 1,9 milhão de carros (400 deles no Brasil) foram chamados por causa de superaquecimento no sistema elétrico.

4. Ford (abril de 1996): 7,9 milhões de carros com problemas de ignição.

5. Toyota (abril de 2014): cerca de 6,39 milhões de carros, distribuídos em 27 modelos da montadora, apresentaram diversas falhas e por isso foi feito um recall gigante.

6. General Motors (2014): ao menos 13 mortes são atribuídas a acidentes causados por um defeito no cilindro e ignição de modelos da marca. Cerca de 2,2 milhões de carros são chamados.

7. Toyota (2009 e 2010): alguns modelos da montadora estavam acelerando sozinhos, o que apavorou motoristas. Aproximadamente 9,5 milhões de carros foram chamados.

8. Honda (1995): falhas no cinto de segurança fizeram a montadora recolher para revisão 3,7 milhões de carros.

9. Volkswagen (1972): o famoso Fusca apresentava falhas nos limpadores de para-brisa. Cerca de 3,7 milhões de veículos participaram do recall.

10. General Motors (2004): problemas nas picapes da montadora levaram a um recall de 3,66 milhões de carros.

Apesar do inconveniente, o recall poder ser necessário em qualquer indústria, pois sempre haverá o risco de defeitos em qualquer produto. Para dirigir mais tranquilo, não esqueça também do seguro de carro, além da manutenção periódica.