< Volver a Carros

Os 10 carros que menos desvalorizam no Brasil

Escrito por Pedro Da Silva

Atualmente, há uma diversidade imensa de carros, com modelos ideais para todos os gostos. Adquirir um modelo que não desvaloriza e não se tornam coisa do passado – em alguns casos, só crescem – pode ser uma boa opção de compra para não ter prejuízo numa possível revenda.

Por isso, é importante saber quais são os carros que menos desvalorizam no Brasil, itens que ajudam em sua desvalorização e como fatores como seguro do auto funcionam em meio a isso.

É normal que carros de modelos antigos sejam esquecidos quando uma nova versão chega ao mercado. O problema é que modelos novos chegam com cada vez mais frequência, deixando a desvalorização também mais comum.

Os dez modelos que menos desvalorizam no mercado brasileiro são:

1. Fiat Uno 1.3 Attactive;

2. Fiat Grand Siena 1.4;

3. Chevrolet Celta 1.0;

4. Honda CR-V 2.0;

5. Fiat Punto 1.4 Attactive;

6. Fiat Uno 1.0 Vivace;

7. Volkswagen Gol 1.0;

8. Honda City 1.6;

9. Volkswagen Jetta 2.0;

10. Fiat Strada 1.6.

A lista acima leva em consideração o preço de mercado, e não de tabela. O levantamento foi realizado pelas agências Autoinforme e Molicar.

Itens que ajudam a desvalorizar o auto

1. A blindagem faz com que os carros deteriorem mais rápido, o que acelera sua desvalorização. Nos vidros, por exemplo, é comum a formação de bolhas. Entretanto, modelos com seguro de carro não desvalorizam, já que o perfil do segurado e sua residência se tornam fatores mais importantes.

2. O estado de conservação, claro, é um item que pesa na desvalorização do automóvel. Mais do que sua idade real, quanto mais velho e não cuidado o veículo parecer, maior será a queda do preço.

3. A cor também é um fator que pode ajudar na desvalorização. A maioria dos motoristas preferem veículos de cores tradicionais, como preto, vermelho e prata. Modelos de cores como amarelo podem sofrer desvalorização. Há a crença de que carros de cores chamativas possuem seguro do automóvel mais barato, pela ideia de que ladrões os evitariam. Na prática, isso não é verdade.

4. Carros populares tendem a desvalorizar menos. Os modelos de carros mais caros vendem menos, por isso se desvalorizam com o tempo.

Com o cuidado constante para conservar bem o carro, mesmo um automóvel que não consta na lista pode sofrer menos desvalorização. No final das contas, é o seu cuidado no dia a dia que manterá o seu automóvel valorizado no mercado.