< Volver a Carros

Como manter o ar mais limpo dentro do carro?

Escrito por Pedro Da Silva

A poluição é um problema sério em quase todas as grandes cidades do mundo. Motoristas precisam cuidar do seu veículo, ter um bom seguro de carro, dirigir de maneira consciente e também driblar a poluição.

Sem perceber, inspiramos uma grande quantidade de partículas nocivas à saúde, que estão dispersas no ar à nossa volta e são produzidas pelos automóveis e indústrias que consomem combustíveis à base de petróleo. Este ar poluído também está presente em ambientes fechados, como os automóveis, o que compromete a saúde de motoristas e passageiros.

Uma recente pesquisa da Organização Mundial da Saúde mediu a qualidade do ar em 40 cidades brasileiras, e apenas uma (Salvador) apresentou níveis de poluição dentro dos limites da Organização. As demais cidades não passaram no teste, apresentando níveis de poluição acima do nível máximo recomendado — entre elas estão São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro.

Por isso, além do seguro do auto, você precisa também pensar em como aumentar sua segurança e bem-estar tomando medidas para pelo menos amenizar o impacto da poluição na sua saúde. Uma dessas medidas pode ser manter o ar de dentro do seu carro mais limpo. Confira como:

1. Alguns carros de luxo já estão vindo com filtros potentes que conseguem barrar a poluição, como o filtro de carvão ativado. Há ainda o “nariz eletrônico”, que bloqueia a entrada de ar externo para dentro do carro, caso haja muita poluição do lado de fora. O ionizador de ar também é um sistema eficaz para impedir o desenvolvimento de mofo e mau cheiro dentro do carro.

2. Evite a formação de mofo e o crescimento de microrganismos dentro do carro desligando o ar-condicionado cerca de cinco minutos antes de desligar o automóvel.

3. Não é aconselhável usar sempre o recirculador de ar, porque o bloqueio da entrada de ar externo no carro pode diminuir a quantidade de oxigênio, causando sonolência e graves riscos às pessoas que estão dentro do veículo. Mas aconselha-se ligá-lo por pouco tempo durante a passagem por túneis, áreas muito poluídas ou malcheirosas, e abrir os vidros para a entrada de ar fresco em locais como estradas abertas, à beira-mar ou em locais com ar puro.

4. Troque também os filtros do ar-condicionado, mantendo-os em bom estado.

Agora, para cuidar bem do seu carro é preciso também um seguro auto. Encontre a opção ideal para o seu perfil com Compara.