< Volver a Carros

5 dicas para escolher o carro perfeito

Escrito por Pedro Da Silva

Mesmo em quem entende um pouco mais sobre carro também bate uma indecisão na hora da compra ou troca. Para os marinheiros de primeira viagem é ainda mais complicado, porque a dúvida é escolher entre um zero km ou um usado. Com alguns cuidados dá para fazer um bom negócio, já que há vantagens e desvantagens nas duas opções.

O carro precisa combinar com seu estilo de vida e ter prestações que caibam no seu bolso, sem comprometer o orçamento. Afinal, você vai ter despesas também com manutenção, combustível e seguro do automóvel.

Pense na utilidade que o carro vai ter. É só para você ou para a família? Você viaja muito ou roda mais na cidade? Isso ajuda a avaliar o melhor modelo e a potência do motor mais adequado, levando em conta desempenho em ultrapassagens, subidas, e consumo de combustível.

Cores muito fortes desvalorizam o carro. O mesmo acontece com as séries especiais, que têm acessórios com preços menores, mas com pouca procura para revenda. Os carros importados podem ser vantajosos para comprar, porém a manutenção e a reposição de peças têm custo alto.

Carros compactos 1.0 são econômicos, fáceis de estacionar e ágeis no trânsito. Têm IPVA, manutenção, e seguro do auto mais baratos. Como desvantagens, pouco espaço para passageiros e consumo elevado se tiverem ar-condicionado.

Os sedãs são espaçosos, têm acabamento melhor, porta-malas grandes, mas o motor precisa ser 1.6, 1.8 ou 2.0 para eles andarem bem.

Modelos esportivos são mais velozes, luxuosos, dão status e custam muito caro. Os SUVs (utilitários esportivos) são robustos, com bom desempenho e tamanho família. Como são altos, dão sensação de segurança e visão ampla do trânsito. Entretanto, precisam de maior distância para frenagem e, por serem pesados, gastam mais combustível.

Pensando em tudo isso, separamos 5 dicas que podem ajudar na decisão da compra:

1- Seminovo é uma boa alternativa porque já vem equipado e pode sair pelo mesmo valor de um 0 km inferior;

2-seguro de carro é mais caro se o modelo do veículo tiver maior índice de roubo e reparação;

3- Compare carros da mesma categoria. Você pode encontrar um modelo mais barato e interessante;

4- Faça o teste drive para conhecer o motor, a capacidade do freio e os detalhes internos;

5- Se puder, compre à vista. Jamais comprometa mais de um terço de sua renda com prestações.

O fato é que a cada dia precisamos mais dos carros, que nos transportam com conforto para todos os lugares. Por isso, vale a pena investir e escolher com calma o melhor modelo para você.